sexta-feira, 5 de março de 2010

Gelatina de chocolate com alfazema

Resolvi fazer umas experiências com dois ingredientes novos: o agar agar e a alfazema. Segui uma linha light, embora por razões familiares tenha cedido a colocar um pouco de açúcar. A gelatina solidificou rapidamente, mesmo fora do frigorífico, ficando bastante consistente. Quanto à alfazema é necessário testar as percentagens e o modo de conseguir obter uma gelatina mais aromatizada. Para a próxima vou colocar a alfazema juntamente com leite, creio que dará um sabor mais activo.

Comecei por colocar três colheres de agar agar em 750 ml de leite magro. Dissolvi e levei ao lume a ferver durante 5 minutos. Fui mexendo regularmente. No final acrescentei 125 g de chocolate preto (85%), 1 colher de sopa de icing-sugar e cerca de 10 ml de uma infusão feita com duas colheres de sopa de alfazema. Coloquei em canecas de chá e salpiquei com flores de alfazema.

6 comentários:

  1. Neste blog estamos sempre a aprender!
    Um beijinho e bom fds!
    Babette

    ResponderEliminar
  2. oi, Fa, que idéia ótima dessa misturando o chocolate com a lavanda! eu já fiz uma gelatina de chocolate no passado, feita com uma rodela de chocolate mexicano, mas acho que nao publiquei, não lembro por que. mas outro dia comprei uma barra de chocolate pra derreter e estava pensando como iria fazer. outra que nao publiquei mas ficou muito boa, com agar-agar, leite de amêndoa e um purê de castanhas portuguesas. um beijo,

    ResponderEliminar
  3. Olá, Fer
    Nos últimos tempos tenho andado entusiasmada com a mistura do chocolate preto com o tomilho fresco. Acho que faz um contraste maior do aquele que obtive com a alfazema. Hoje estou a fazer uma experiência com a agar-agar, desta vez uma espécie de pudins de baunilha com iogurte. Mas penso que é importante conseguir obter texturas mais cremosas. O leite de amêndoa que refere penso que não existe à venda em Portugal.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, Babette
    Adoro fazer experiências com novos ingredientes, mas nem sempre as coisas correm bem ...
    Bom domingo

    ResponderEliminar
  5. Como é que eu ainda não tinha dado com este blog antes!!!
    Adorei a etiqueta "gelatinas".
    Fa, vou levar-te comigo para o meu blogroll!
    Deste-me um valente estimulo relativamente à agar-agar. Abriste-me horizontes.
    Adoro quando isto acontece!
    Obrigada.

    ResponderEliminar