segunda-feira, 12 de abril de 2010

Omelete de túberas (trufas) - prato regional

Actualmente assiste-se, a nível europeu, a um movimento de recuperação de alguns vegetais que tradicionalmente eram usados e depois deixaram de ser consumidos. As pastinagas (cherovias) são um exemplo que já referi neste blogue. Mas desta vez, para além dos espargos silvestres que já conhecia tive ainda oportunidade de provar as túberas, que nalguns locais se designam por criadilhas. Estas não são mais do que as valiosas trufas que os franceses tanto apreciam. Não são tão gostosas, mas penso que a qualidade também varia em função do local onde são colhidas e também do modo de preparação. Fazem lembrar uma batata, sendo colhidas nesta altura do ano por quem tem alguma experiência para as detectar à superfície. Comidas em cru têm um sabor idêntico ao cogumelo. Na fotografia superior também é possível ver uma variedade de cardos que é utilizada na alimentação, depois de retiradas as folhas, deixando apenas a parte tenra dos caules.



Comi as ditas túberas em omelete, mas disseram-me que também as faziam assadas, depois de cortadas às fatias, salpicando depois com um pouco de sal. Começaram por lavá-las muito bem e depois descascar, retirando uma grande parte da casca. A seguir foram cortadas às fatias e fritas em azeite (óleo). Depois foram-lhes adicionados os ovos batidos e temperados de sal. A omelete é difícil de ser enrolada, devido às rodelas das túberas.

Infleizmente acabei por não trazer túberas para fazer algumas experiências. Penso que tal como as outras variedades de trufas também deveriam ser muito pouco cozinhadas para não perderem o sabor.

2 comentários:

  1. Faz muito bem em "salvar" estes sabores e tradições! Penso que nunca comi túberas...
    Hoje coloquei uma receita que tem uma pitada de inspiração numa sua (ainda do outro blog).
    Vá espreitar!...
    Babette

    ResponderEliminar
  2. Também não conhecia a utilização deste vegetal em Portugal. Bjs

    ResponderEliminar