quinta-feira, 24 de junho de 2010

Biscoitos de aveia e chocolate

Esta receita de bolachas de aveia e chocolate foi retirada de um livro de Alice Hart, Mes recettes bio et saines au son d'avoine, que comprei recentemente e com o qual ando entusiasmada. Já fiz por duas vezes os biscoitos, mas infelizmente da última vez esqueci-me de um ingrediente importante, por isso ficaram com um aspecto diferente destes.

Da receita original constam:

- 1 ovo
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavado
- 1 colher de sopa de cacau em pó peneirado
- 1 colher de sopa de leite magro em pó
- 1 colher de sopa de fécula de milho peneirada (maizena)
- 2 colheres de sopa de farelo de aveia
- 1 colher de sopa de farelo de trigo
- 1/2 colher de chá de fermento químico
- 3 caramelos sem açúcar partidos (facultativo)

Juntar todos os ingredientes com excepção dos caramelos. No tabuleiro do forno, forrado previamente, com papel de cozinha (vegetal), fazer com a ajuda de uma colher de café 8 montinhos de massa, suficiente espaços uns dos outros para o caso de aumentarem muito. Caso se utilize os caramelos colocar em cima dos biscoitos. Levar ao forno (180ºC) durante 8 a 10 minutos. Deixar repousar 5 minutos e a seguir retirar para uma grelha.

A minha experiência diz-me que é melhor começar por bater o açúcar com o ovo e só depois de bem batidos estes dois ingredientes é que se deve juntar todos os outros. Acho que desta forma é mais fácil obter biscoitos redondos, porque a massa ficará mais liquida. Em lugar do fermento químico também optei por usar apenas bicarbonato de sódio e também não coloquei caramelos. Na segunda vez que fiz a receita, dobrei as quantidades, mas esqueci-me de colocar a maizena. Resultados os bolos ficaram espalmados, tal como aparecem na fotografia do livro, mas faltava-lhes a consistência que é dada pela maizena. Penso que será uma receita a repetir muitas ... vezes.

5 comentários:

  1. olha mas p sabor estava la na mesma nao e?
    isso e que importa
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Fiquei com vontade de experimentar!!!!
    as fotos estão lindas!
    Parabéns, Fa

    ResponderEliminar
  3. com todo esse esquecimento não deixaram de ficar deliciosos...adoro biscoitos e a aveia é tentadora....
    beijinho

    ResponderEliminar
  4. Os da fotografia desapareceram muita rapidamente. Os da 2ª versão, que foram os do esquecimento, também já terminaram. Entretanto fiz umas outras bolachas, que um dia destes colocarei aqui. Mas fiquei fã desta receita. Bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá Fa,
    faço algumas vezes biscoitos de aveia e côco. Nunca fiz com chocolate, vou experimentar esta deliciosa sugestão.
    Beijinho.

    ResponderEliminar