domingo, 27 de junho de 2010

Bolo de beterraba e chocolate


Quando se come uma fatia de um bom bolo de chocolate parece-nos que o mundo fica em suspenso, por uns minutos, enquanto as nossas papilas enviam sinais de prazer ao cérebro. Claro que este bolo não se compara certamente às madalenas celebrizadas por Marcel Proust, na sua obra Em busca do tempo perdido, mas permitiu adoçar um pouco a minha tarde de domingo. Podem ficar cépticas em relação à mistura, mas posso garantir que estava muito bom.

Os ingredientes "secretos" desta poção mágica são os seguintes:

- 300 g de farinha
- 150 g de açúcar mascavado
- 6 ovos
- 1 colher de sopa rasa de fermento
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 3 beterrabas médias já cozidas e reduzidas a puré
- 70 g de cacau em pó
- 1 colher de chá de extracto de baunilha

Comecei por bater muito bem as gemas com o açúcar, até obter uma consistência homogénea e cremosa. Depois adicionei o puré das beterrabas. Estas beterrabas que utilizei são daquelas que se comram já cozidos nos supermercados. Juntei depois o cacau em pó e por último, alternando, a farinha com o fermento e o bicarbonato misturado e as claras em castelo. Envolvendo tudo com cuidado. O ideal teria sido peneirar a farinha com o cacau e com os restantes ingredientes secos. Esta é uma operação maçadora, mas na verdade torna os bolos mais leves. Coloquei a massa numa forma, neste caso de silicone e já com algum uso, mas se tivesse utilizado uma forma de alumínio ou mesmo teflon seria conveniente forrá-la, porque o bolo fica húmido e com alguma tendência para ficar colocado ao fundo.

6 comentários:

  1. hum bpolo de chocolate eu adoroooooooooooooooooo
    tao bom
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Como imensa beterraba, por causa do ferro. Desde que tive os gémeos as reservas ficaram um bocado em baixo... não é sacrifício nenhum, mas sob a forma de bolo, ainda por cima com chocolate, vai saber ainda melhor!
    babette

    ResponderEliminar
  3. Olá, Babette
    Acho que vai gostar. A beterraba fica muito bem em bolos. Bjs

    ResponderEliminar
  4. Querida Fa,
    como andei um bocadinho ausente estou a visitar os meus cantinhos predilectos aos pouquinhos e hoje decidi vir espreitar esta cozinha aromática de que tanto gosto! Devo dizer-lhe que fiquei muito curiosa em relação à adição da beterraba neste bolo que ficou lindíssimo! E acredito que deve ter ficado mesmo muito saboroso.
    Terei de experimentar esta brilhante ideia.
    beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Olá, Isabel
    Confesso que esta experiência me correu bem! Já tinha feito bolos com beterraba crua e também ficam gostosos. Devem formar-se caramelos com a cozedura. Bjs

    ResponderEliminar