quarta-feira, 30 de junho de 2010

Diário de viagem - dia 1

Vou tentar fazer uma espécie de diário de viagem, numa vertente essencialmente gastronómica, embora o que me tenha trazido até Espanha não tenha nada que ver com esta área. Ontem enquanto se desenrolava o jogo de futebol estava a preparar-me para apanhar o Lusitânia com destino a Madrid. Esta viagem é uma espécie de Expresso do Oriente à escala ibérica. Ficamos com a sensação de ganhar tempo, quando depois de uma noite mais ou menos bem dormida, chegamos de manhã cedo ao nosso destino. O comboio balança um pouco e anda devagar, mas esse é o seu grande charme.

Às 7.30 (6.30 em Portugal) acordando-nos para tomarmos o pequeno almoço, que é um dos momentos mais agradáveis do trajecto. Enquanto os campos e as vilas vão sendo ultrapassadas, tomamos com toda a calma uma refeição ligeira, mas bem servida. Hoje estávamos preparados para ter de enfrentar grandes engarrafamentos, devido à greve do Metro, mas tudo acabou por correr bem.

Claro que depois foi necessário aguardar até às 13.00 para ir almoçar. Seguindo os hábitos locais comemos um primeiro e um segundo prato e para terminar uma sobremesa. Um exagero de comida e alguns excessos, mas que bem mereço! Começámos por dividir um revuelto de morcilla e uns espargos, para depois passarmos para um leitão frito e um bacalhau frito mas embrulhado em polme (rebozado). Terminámos depois com um bolo de chocolate acompanhado de doce de morango e com um pudim.

Para ajudar a digestão aproveitámos para ir até à Plaza Mayor, visitando no caminho uma lojas de gulodices, que para além de ter óptimos produtos tem umas lindas embalagens. Embora, a maior parte dos produtos sejam, segundo julgo de origem francesa, tornou-se num local de paragem para os turistas. No meu caso, aproveitei para comprar uns biscoitos para o lanche.



10 comentários:

  1. Sinceramente desejo que tenha umas féria belissímas...e por este post estou a ver que sim.........BOAS `FÉRIAS

    ResponderEliminar
  2. Fa,
    Que giro...fiz essa viagem há 15 dias. Também adorei tomar o pequeno-almoço no comboio, foi mesmo uma coisa de charme. Não deixes de passar pelo mercado de S. Miguel (perto da Plaza mayor), é fabuloso e tem numa das extremidades um café da Delta com toda a nossa doçaria: pastéis de nata, Quijadas de Sintra, etc. e de passar uma tarde a descansar no Parque do Retiro. Se tiveres tempo para excursões fora de Madrid - Toledo fica a meia hora de combioi a partir de Atocha e é muito bonito.
    Diverte-te.
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  3. Boa noite, "Tuquinha"
    Amanhã começa o trabalho, mas espero que com momentos agradáveis à mistura ... Darei notícias de outra cidade. Bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá, Carla
    É verdade, por pouco não nos encontrávamos. Da última vez que estive em Madrid,fui visitar o mercado e também gostei muito. Desta vez optei por ir até à zona do Palácio Real, que também sofreu umas alterações. Toledo já conheço, mas amanhã vou para uma cidade que ainda não visitei - Granada. Paralelamente ás visitas de trabalho espero ter oportunidade para conhecer um pouco da cidade. Bjs

    ResponderEliminar
  5. eu tambem queria ir a espanha para o mes que vem mas a uma cidade nao tao conhecida mas e onde esta o namorad-)

    ResponderEliminar
  6. Adoro relatos de viagens gastronómicas. Já estou à espera dos próximos episódios :) Beijinhos e boa viagem.

    ResponderEliminar
  7. Caras "moranguita" e "patanisca",
    Hoje a temperatura ultrapassou os 40ºC, por isso só apetecia mesmo era beber água gelada. Mas espero que amanhã o dia seja melhor do ponto de vista gastronómico. Bjs

    ResponderEliminar
  8. Não sei se o meu comentário seguiu ou não
    pelo sim pelo não torno a dizer que gostamos
    dos relatos gastronómicos como sempre muito
    instrutivos para uma próxima ida a Madrid!
    Abraços e saudades Nelly

    ResponderEliminar
  9. Fui ver se haveria mais algum relato gastro-
    nómico, mas parece que acabaram. Foi uma viagem
    muito interessante também para nós!
    Aguardamos agora relatos mais pormenorizados
    muito em breve. Abraços e saudades , boa
    viagem. Nelly

    ResponderEliminar
  10. Ola FA não tenho conseguido enviar comentários
    há qualquer coisa de errado não sei se daqui
    se aí para receber. De qualquer forma tenho
    acompanhado essa vossa viagem e visitado os
    vossos locais de refeições, mas nada como as
    receitas da FA para abrir realmente o apetite!
    Até breve abraços Nelly e Fernando

    ResponderEliminar