terça-feira, 8 de junho de 2010

Espetadinhas de frango

Esta semana, quando no sábado fui ao mercado biológico da minha zona, tinha à minha frente para ser atendida uma senhora que comia tudo cru. Explicava perante o ar perplexo de alguns clientes que se os alimentos eram comestíveis assim, porquê perder tempo a confeccioná-los. Confesso que esta forma de encarar os alimentos, embora saiba da existência desta corrente, parece-me redutora. Aliás, cozinhar os alimentos não é um mero capricho. Este processo surgiu na história humana como uma conquista que permitiu uma maior longevidade, uma vez que desta forma alguns produtos se tornam de mais fácil digestão, permite uma melhor conservação e principalmente são destruídos uma série de micoorganismos. Porém, o que me deixou mais incomodada foi o tipo de relação com os alimentos, que era muito limitada e nem sequer revelava prazer.

Comer bem não deve significar de forma alguma falta de prazer no acto de nos alimentarmos. Acredito que é possível fazer dieta, comendo boas refeições e esta receita é um bom exemplo disso, a meu ver.

Utilizei 3 peitos de frango cortados aos cubos que temperei com óleo de sésamo torrado, molho de soja (japonês) e raspa e sumo de 1/2 limão. Deixei umas horas nesta marinada para o frango tomar gosto. Depois enviei em a carne pequenos espetos, que estiveram de molho em água durante meia hora para resistirem melhor ao forno, intervalando-a com 1/2 cogumelo. Isto é, ficou um cubo de carne + 1/2 cogumelo + um cubo de carne.

À parte, cozi raminhos de couve-flor em água a que juntei 1 colher de sopa de açafrão-das-Índias e um pouco de sal. Deixei a couve ficasse ainda rija, porque a seguir coloquei-a dos dois lados de um prato de ir ao forno, dispondo no centro as espetadinhas de frango. Reguei a couve-flor com um fio de azeite e salpiquei com sementes de sésamo. Foi ao forno até a carne ficar assada (cerca de 15 a 20 minutos).

2 comentários:

  1. comer cru certyas coisas nao consigo ams adoro roer cenourinhas hehe desdes pequenina
    esta muito bom este frango
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá, "Moranguita"
    As cenouras cruas são muita agradáveis, mas já ervilhas e favas, não sei se será ... Até é capaz de ser, mas perde-se o prazer de cozinha-las! Bom feriado

    ResponderEliminar