sexta-feira, 4 de junho de 2010

Gelatina de frutos secos

Viver num mundo globalizado obriga-nos a pensar de forma global e a ter uma dieta "global". Não sei se esta frase faz muito sentido! Mas um ecrã em branco tudo permite e o cursor é livre para seguir as associações, mesmo as mais imprevisíveis, de quem o comanda. Estas divagações servem apenas para justificar o facto de uma receita de cuscus com frutos secos, que eu vi no site da Moira, a A Tertúlia dos Sabores, de inspiração indubitavelmente magrebina, me ter feito derivar para uma outra com influências asiáticas. Só o mundo globalizado em que vivemos depois dos Descobrimentos, nos pode permitir estes saltos!

Hoje procuramos conciliar e harmonizar sabores com origens diversas, inventar novas utilizações para alguns ingredientes, recuperar receitas antigas, etc., mas quando se observam as páginas do Tastespotting e do Foodgawker somos obrigados a pensar se ainda haverá alguma coisa para ser recriada ou mesmo descoberta. Será que em termos gastronómicos apenas nos resta a cozinha molecular como último reduto para a inovação?

Para esta receita, que deu cerca de 4 pudins, utilizei os seguintes ingredientes:

1 pacote de chá Mu (chá de 16 plantas com ginseng japonês e gengibre que se vende em casas de produtos dietéticos ou em bons supermercados)
1 mão cheia de nozes grosseiramente picadas
4 damascos secos picados
2 ameixas picadas
1 mão cheia de coríntios
gelatina agar-agar
1 novelo de fídeos de arroz (rice noodles)

Seguindo as instruções, comecei por colocar a ferver um pacote de chá em 1 litro de água. Passado 3 minutos juntei a massa, que deixei ferver no chá apenas 2 minutos. Retirei-a e com uma tesoura cortei-a aos bocadinhos. Logo de seguida juntei ao chá o agar-agar numa quantidade equivalente a 750 ml de líquido. Deixei ferver o restante tempo. Nas formas, previamente demolhadas com égua fria, coloquei em cada uma delas um pouco de massa e da mistura dos frutos secos. Depois deitei o chá com a gelatina e deixei arrefecer. Não juntei açúcar porque penso não ser necessário. Para além daquele que os frutos secos já possuem o chá também é muito aromatizado.

2 comentários:

  1. Olá Fa,
    Vim cá espreitar o teu blog depois do comentário que me deixaste e pela curiosidade de saber como um cuscus tinha virado gelatina hehehe Realmente na gastronomia creio que nada mais se pode inventar depois da cozinha molecular, no entanto todo o que já foi feito pode ser recriado e reinventado consoante o gosto de cada um.
    Confesso que fiquei impressionada com a tua imaginação e até curiosa quanto ao sabor que deve ficar agradável e fresquinho.
    E a propósito de inspiração o meu post de ontem foi a junção de inspirações de dois blogs diferentes.
    Bjs e bom fim de semana
    Moira

    ResponderEliminar
  2. Olá, Moira
    Penso que o mais divertido na cozinha é reinventar. Claro que às vezes as coisas não correm bem! Na próxima semana contarei os meus últimos desastres. Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar