sábado, 19 de junho de 2010

Gelatina de ruibardo

Vou dar continuidade às minhas experiências com agar-agar. Comprei dois livros franceses que trazem imensas sugestões que tenciono testar. Mas esta ainda não é nenhuma delas!

Sempre que aparece ruibardo no Pingo Doce eu aproveito para comprar. Desta vez comprei cinco talos que cortei aos bocadinhos e coloquei num pirex com um pouco de água e 2 colheres de açúcar amarelo. Levei ao forno 30 minutos para o ruibardo cozer. Depois coloquei num passador a escorrer. Ao liquido que obtive, cerca de 200 ml, juntei uma colher de chá de agar-agar. Dissolvi e deixei descansar 10 minutos. Depois levei ao lume, deixando ferver 30 segundos (estou a utilizar as instruções que encontrei nos referidos livros franceses). Antes já tinha distribuído os pedaços de ruibardo pelas moldes de queques, que também tinham sido previamente passados por água fria. Completei cada molde com o líquido e deixei arrefecer.

Confesso que tive alguma dificuldade em desenformar os pudins. Penso que deveria ter colocado menos polpa de ruibardo e que também teria sido melhor colocar primeiro um pouco de liquido e depois o ruibardo e completar a seguir com a gelatina. O problema do agar-agar, principalmente quando utilizamos uma base muito liquida, é que começa rapidamente a aparecer liquido à volta dos pudins. Por isso, não deveremos demorar muito tempo a consumir as gelatinas. Mas ficam igualmente agradáveis nos dias seguintes.

6 comentários:

  1. Fa, o pudim ficou lindíssimo! Nunca provei ruibarbo! Confesso que tenho andado muito curiosa, até porque nestes últimos dias tenho visto na blogosfera muitas receitas de sobremesas que empregam o ruibarbo e sempre com comentários favoráveis! Lembrei-me de na minha próxima ida ao Porto, dar uma vista no Bolhão mas li há bocadinho num comentário que alguém encontrou ruibarbo no Pingo Doce e agora mesmo confirmo de novo a sua disponibilidade nesse hipermercado com esta deliciosa entrada da Fa. Vou ver se aqui na minha zona o encontro para descobrir o seu sabor. Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Este foi comprado no Pingo Doce. Esporadicamente encontro-o lá. Mas é raro! A primeira vez que comi não apreciei muito, mas à medida que vou experimentando em novas receitas vou gostando cada vez mais. Bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá Fa,

    vim cá parar porque também ando na descoberta da agar-agar. Adorei aquela versão de queijo grego e agora esta de ruibarbo. São ambas suuuper originais.

    Vou continuar a cuscuvilhar o blog. Até agora estou encantada com o que vi.
    Parabéns ;)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, Rute
    É preciso fazermos algumas experiências com o agar-agar para compreendermos como funciona o seu poder gelificante. Ainda tenho muito a experimentar... bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá.

    Começo por lhes dar os parabéns pelo vosso blog, está de longe bastante interessante.
    Gostaria de lhes perguntar, se for possível onde arranjam o agar-agar, visto que eu tenho imensas dificuldades em arranjar.
    E quais os livros franceses que tem :)
    Se não se importarem claro!
    Mais uma vez muitos parabéns.
    Beijinho**

    ResponderEliminar
  6. Olá Mafuarida,

    Habitualmente compro ou no sector dietético dos grandes supermercados ou em lojas de produtos dietéticos. Vende-se em pó ou em placas finas. Prefiro a primeira versão.
    Quantos aos livros, se colocar na amazom fr o termo agar-agar aparecem-lhe várias publicações. Eu gosto especialmente dos livros da Clea, autora também de um blogue. Se vir todas entradas de gelatina no meu blogue vai encontrar uma onde encontra alguns desses livros fotografados.

    Um beijo

    Fa

    ResponderEliminar