sexta-feira, 4 de junho de 2010

Mostra de doçaria conventual portuguesa


Estas fotografias foram tiradas esta tarde no Mosteiro de São Vicente de Fora, em Lisboa, onde está a decorrer uma mostra de doçaria conventual portuguesa. Estão presentes vários mosteiros, como os do Louriçal e dos Cardaes. Também aproveitámos para subir até ao terraço e desfrutar da luminosidade de Lisboa no final da tarde. Perante estas tonalidades de azul é inevitável recordar um poema de Eugénio de Andrade (As amoras):

O meu país sabe a amoras bravas
no verão.
Ninguém ignora que não é grande,
nem inteligente, nem elegante o meu país,
mas tem esta voz doce
de quem acorda cedo para cantar nas silvas.
Raramente falei do meu país, talvez
nem goste dele, mas quando um amigo
me traz amoras bravas
os seus muros parecem-me brancos,
reparo que também no meu país o céu é azul.

Às freiras do Convento do Louriçal comprei um caixa de Paciências, docinhos feitos com nozes, açúcar, coco e ovos e outra de Delícias do Rei D. João V, estas últimos levam cenoura, açúcar, coco, ovos e laranja. Também trouxe um pacote de biscoitos de canela, que são deliciosos e com pouco açúcar, algo que não é habitual em doces de origem conventual. No Convento dos Cardaes, cujos produtos já conhecia, comprei biscoitos, uma geleia de pimentos para utilizar com carnes e ainda dois livros de cozinha.


2 comentários:

  1. Obrigado pela partilha!
    Excelente sugestão para o fim-de-semana. A ver se ancaixo na agenda cá em casa (a filhota anda super social, temos festas de aniversários...).
    A geleia de pimentos deixou-me curiosa!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Olá, Marina
    A feira é pequena, mas os produtos são genuínos. Já experimentei a geleia de pimentos com queijo fresco e gostei muito. Bjs

    ResponderEliminar