quarta-feira, 16 de junho de 2010

Queques de maçã com alfarroba

Estes queques de maçã e alfarroba surgiram na sequência de outras receitas em que fiz uso de um conjunto de ingredientes saudáveis. Reduzi o açúcar e as gorduras, mas sem com isso me deixar de preocupar com o aspecto. São bons para o pequeno almoço, mas também para o lanche. A vantagem sobre um bolo é que se consegue controlar melhor a quantidade que se ingere. Um queque é suficiente, mas dois é demais ... agora as fatias de bolo é vê-las desaparecer, uma a uma, com a desculpa que se estão a partir apenas pequenas lasquinhas.


Nesta receita de queques utilizei:

- 1 chávena de chá de farinha espelta
- 1 chávena de chá de farinha de arroz integral
- 1/2 chávena de chá de farinha de alfarroba
- 1 colher de sopa de fermento
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavado
- 1 colher de sopa de canela
- 1 colher de chá de extracto de baunilha
- 2 ovos
- 1 iogurte magro
- 1/2 chávena de leite magro

Comecei por misturar os ingredientes secos, adicionando depois os húmidos. A massa dos queques não deve ser muito batida na fase final, porque os fermentos começam logo a actuar e o facto de a mexermos muito vai reduzir o efeito destes. Neste caso a massa espessa foi colocada de imediato em formas de queques nas quais enterrei lascas de maçã bio com pele. As lacas devem ficar bem enterradas na massa caso contrário o efeito final não é muito bonito, porque acabam as mçãs por ficarem tombadas. Esteve no forno 15 minutos.

6 comentários:

  1. pois eu bem tento cortar calorias mas sou tao gulosa
    lol
    estao uma maravilha
    beijocas

    ResponderEliminar
  2. Também sou gulosa, mas não tenho outro remédio senão fazer cortes no açúcar! Por isso, há quem diga que eu cozinho para passarinhos e outros que faço "bons pequenos almoços". Bjs

    ResponderEliminar
  3. Agora sim poderei fazer estes magnificos queques...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá, Tuquinha
    Apesar de ter usado este tipo de farinhas, os queques ficaram muito leves depois de cozidos. Agora ando a fazer experiências com novas farinhas. Bjs

    ResponderEliminar
  5. Que bonitos que ficaram e a dica dos queques em vez de um bolo, para nos ajudar na dieta é óptima...Nunca tinha assim pensado!

    ResponderEliminar
  6. Acho que nunca referi em nenhuma das minhas entradas, mas as receitas que faço dão quase sempre para 12 queques. Bjs

    ResponderEliminar