quinta-feira, 3 de junho de 2010

Rolo de sardinhas


Os Santos Populares estão já a chegar! Todos os anos, em honra deste acontecimento, compro um vaso com um manjerico. Desta vez não trazia cravo de papel nem quadra, mas deixa de ser um símbolo da chegada do Verão, que vai acompanhar de novo uma receita de sardinhas. A inspiração para este pão de sardinhas veio do blogue da Babette, mas com o impulso natural que tenho para a mudança resolvi fazer algumas alterações na versão original. A receita rendeu bastante, por isso da próxima vez farei apenas metade da massa.


Massa:

500 g de farinha
2/3 de chávena de azeite
1 chávena de leite magro
2 ovos
1 pacote de fermento de padeiro (utilizei fermento aos cubos à venda nos supermercados)
sal q.b.

Comecei por dissolver o fermento, depois de esfarelado num pouco de leite morno, retirado à quantidade que está referida em cima. Depois coloquei a farinha numa tigela e fiz um buraco ao meio onde coloquei todos os ingredientes. Amassei como se fosse pão. Poderá eventualmente ser necessário juntar mais um pouco de farinha para se obter a consistência adequada. Tapei com um pano e deixei levedar num lugar abrigado durante 1 hora (até dobrar o volume).

Recheio

1 molhe de espargos verdes
250 g de cogumelos
2 latas de sardinhas em azeite, sem pele nem espinhas
1 caixa de ricotta
1/2 molhe de manjericão
2 alhos fatiados
azeite e sal q.b.

Numa frigideira coloquei um pouco de azeite e os alhos fatiados. Juntei-lhe logo de seguida os espargos partidos aos bocadinhos e os cogumelos às fatias. Deixei estufar até os espargos estarem praticamente cozidos. Temperei de sal. Juntei à ricotta as folhas de manjericão picadas e mexi bem.

Depois foi só estender a massa. Por preguiça faço-o numa folha de papel vegetal enfarinhada. Desta forma torna-se mais fácil mudar o rolo para o tabuleiro do forno. Dei à massa o formato de um rectângulo. Depois espalhei a ricotta, mas tendo o cuidado de deixar 2 a 3 centímetros de distância às margens. Por cima coloquei os legumes escorridos e depois 2 coloquei as sardinhas também escorridas. Enrolei e levei ao forno durante 20 minutos a uma temperatura de 200ºC.

2 comentários:

  1. E que linda chegou, para dar as boas vindas ao verão e aos nossos Santos Populares. Ficou magnífica.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, Elisabete
    Estas tortas são óptimas para um jantar leve, acompanhadas com uma salada. O vaso com o manjerico está sempre na mesa ...
    Bjs

    ResponderEliminar