domingo, 15 de agosto de 2010

Gelatina de tapioca, coco e papaia


Com esta receita regresso aos copos de gelatina, preparados com agar-agar. Estes copos ficaram deliciosos para o meu paladar, que sou uma apaixonada por tapioca, coco e papaia. O tempo de preparação foi muito reduzido, assim como o de gelificação.

Comecei por colocar ao lume água, num tacho pequeno, com 8 colheres de tapioca (japonesa). Depois juntei-lhe metade de uma lata de leite de coco. Fui mexendo regularmente e adicionando um pouco mais de água sempre que me pareceu necessário, para evitar que o creme se colasse ao fundo do recipiente. Quando os grânulos ficaram transparentes acrescentei 2 colheres de chá de agar-agar e deixei ferver mais um minutos ou dois até a gelatina se dissolver. Distribui o creme por vários copos de vidro e deixei arrefecer um pouco.

De seguida reduzi uma papaia pequena a creme. À parte, num pouco de água fiz ferver durante 1 a 2 minutos uma colher de chá rasa de agar-agar. Misturei este liquido ao creme da papaia e coloquei um pouco deste preparado por cima de cada um dos copos. Por último, polvilhei com um pouco de canela.

4 comentários:

  1. Nossa, que diferente! Achei lindo e deve ter ficado maravilhoso! Parabéns!

    http://deliriosgourmet.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Boa Tarde,

    http://ohpirussas.blogspot.com/

    Eu sei que este tipo de divulgação não é muito aceitável, mas peço por favor a sua compreensão. Isto de andar a trabalhar que nem um cão todos os dias, dá-nos a volta á cabeça, e parece que a escrita me descontrai pelo menos um pouco. Decidi então criar um blog, onde desabafe as minhas aventuras como vendedor de produtos Gourmet ;)

    Peço que visite e que se torne seguidor. A si, e a todos o que virem este coment. Não é fácil divulgar blogs, sem ser desta maneira. Peço novamente a sua consideração e que não apague este coment. Sucessos.

    Oh Pirussas!!

    ResponderEliminar
  3. Fa,
    Onde compra essa tapioca? Tenho visto algumas receitas na net e fiquei curiosa, mas não sei onde comprar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá, Carla
    Esta tapioca comprei-a na supermercado do Corte Inglês em Lisboa, no sector dos produtos japoneses. Tem uns grânulos mais regulares quando comparada com a outra tapioca da marca Globo que pode ser comprada no Pingo Doce, por exemplo. Por outro lado, também coze rapidamente. O saco indica 20 minutos, mas às vezes não é necessário tanto, uma vez que a indicação que está pronta é a passagem destas "bolinhas" a transparentes.

    ResponderEliminar