sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Mini panquecas com ricotta e salmão fumado

Ontem, apeteceu-me fazer uma comemoração antecipada do final de 2010, aproveitando para estrear o prato da Bordalo Pinheiro que me ofereceram no Natal. As cores ligam bem com as decorações desta época e o "olho vivo" do peixe é uma nota de optimismo para o ano que está a chegar.

Esta entrada é muito simples e pode ser realizada numa versão mais light ou optar-se por ingredientes com maior quantidade de gordura. Como referência para as panquecas usei uma receita de O Livro das Técnicas de Culinária - Le Gordon Blue. É um excelente tratado de cozinha, no qual se pode confiar plenamente. Escolhi as panquecas na chapa, com cerca de 5 cm de diâmetro, também designadas por silver dolars. Para a massa utilizei:

- 225 g de farinha de trigo
- 300 ml de leite
- 1 a 2 colheres de sopa de manteiga derretida (substitui por ricotta)
- 1 a 2 colheres de chá de fermento (coloquei apenas uma)

Para preparar as panquecas utilizei uma frigideira grande antiaderente que untei com azeite, limpando depois o excesso com papel absorvente. Quando a chapa da frigideira já estava quente coloquei colheres de massa com bastante espaço entre elas. Logo que começaram a formar-se bolhas no centro, e, as margens ficaram cozidas virei-as com uma espátula de madeira. Deixei fritar até ficarem alouradas o que acontece rapidamente.

Por cima de cada uma delas coloquei um pouco de ricotta e uma pequena fatia de salmão fumado, terminando com um pouco de eneldo. Poderia ter substituído a ricotta por natas batidas, aromatizadas com sumo de lima, que também teria ficado agradável. À falta do eneldo, o cebolinho poderá ser uma excelente opção.

Aproveito para lhes desejar uma feliz passagem de ano (e de década), assim como um excelente 2011

8 comentários:

  1. Fa:
    Recebi também um prato destes no Natal. Mas é o irmão mais novo, ou seja mais pequeno um pouco. São lindos, não são? Um ano cheio. Um ano Bom. Um ano feliz!... São os meus desejos,
    Babette

    ResponderEliminar
  2. No primeiro dia do ano, o seu blogue deu-me uma bela ideia: fazer panquecas. Porque nunca fiz. E adoro a loiça!| Também sou fã das loiças Bordallo Pinheiro. São tão amorosas nos pormenores!

    Um ano muito bonito para si. Gostei muito da descoberta deste blog. E da pessoa que o preenche. Obrigada por isso.

    Um beijo da Mar

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, Mar. Também foi um prazer para mim descobrir o seu blogue. Nota: As panquecas ficam óptimas e dão pouco trabalho. bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá, Babette
    Hoje andei à procura de uns pratos de loiça inglesa (rosa) em casa dos meus pais. Mas só descobri dois! Penso que são de um serviço igual ao seu. Antigamente existia uma loiça de Sacavém a imitar o original inglês, mas mesmo esta já passou a ser peça de colecção. bjs

    ResponderEliminar
  5. O meu é inglês. Herdado da tal tia-avó. É tão completo que até tem serviço de chá e de café. Foi nele que tomámos o pequeno almoço de ano novo! Obrigada pelas palavras no Blog. Realmente estes cantinhos que temos dão-nos muito prazer e permitem isolar-nos ou criar uma realidade própria e capacidade para enfrentar o que lá fora nem sempre é fácil. Vou manter o ritmo. Gosto. E depois... logo se vê!

    ResponderEliminar
  6. Só para dizer que acabei de me deliciar com umas panquecas, junto à lareira. E para agradecer a lembrança. Ficaram óptimas! Mas em vez da variante salgada, usei uma compota de citrinos. Apetecia-me muito comer coisas doces. Mas hei-de experimentar integralmente a sua receita.

    Obrigada pela sua ideia!

    ResponderEliminar
  7. Fa,

    A ideia é excelente. O efeito visual é lindo e a conjugação de sabores deve ser uma maravilha.

    ResponderEliminar
  8. Olá, Pipoka
    São fáceis e rápidas de fazer. Como adoro salmão fumado souberam-me muito bem. bjs

    ResponderEliminar