quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Creme de pastinacas com curcuma e tomilho

Esta é mais uma variação na minha já longa lista de cremes. Desta vez utilizei 4 pastinacas grandes e 2 courgettes médias sem pele. Tudo cortado aos bocados e cozido durante 30 minutos em água temperada com um caldo de legumes (bio) e com umas folhinhas de tomilho frescas. Para além disso também levou 1/2 colher de chá de curcuma. No final, foi tudo transformado em puré a que depois adicionei 2 colheres de sopa de creme de aveia para cozinha.

No momento de ir para a mesa coloquei um raminho de tomilho e um pouco de pimenta preta moída. Espero que esta sopa saudável compense todos os outros disparates alimentares que fiz hoje, isto é ter comido quase um cesto de pães de queijo acabados de sair do forno.

3 comentários:

  1. Olá Fa:

    Desculpe a minha ignorância. Mas não faço a mínima ideia do que sejam pastinacas e curcuma:) A parte boa é que estamos sempre a aprender, não é? Apesar disso, as fotografias denunciam que este creme deve ter sabido mesmo bem! Principalmente a segunda imagem.

    Beijo da Mar

    PS: Também adoro pão de queijo. Uma das melhores invenções dos brasileiros:)

    ResponderEliminar
  2. Olá, Mar
    Também adorei a cor com que o creme ficou. Poderá encontrar as pastinacas nos supermercados do Corte Inglés ou em feiras biológicas. Assemelha-se a cenouras brancas. Também são designadas por cheróvias. Aconselho-a a experimentar, porque t~em um sabor fantástico. Às vezes também as faço no forno. Quanto à curcuma, também designada por açafrão-das-Índias, é um pó amarelo, base do caril, cujo sabor não é muito forte, mas que nos últimos anos se tem vindo a descobrir algumas propriedades terapêuticas interessantes, nomeadamente quando ingerido em conjunto com a pimenta preta. Como mal não faz, eu uso e abuso da curcuma. bjs

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada pelos esclarecimentos. E a primeira vez que usar pastinacas, hei-de dar notícia!

    Beijo de bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar