sábado, 22 de janeiro de 2011

Sopa de feijão manteiga

Com este frio precisamos de uma sopa quente que nos reconforte interiormente. Neste caso, trata-se de uma receita rápida, ideal para preparar no fim do dia, quando já não existe tempo nem disposição para fazer algo mais elaborado. Trinta minutos é o tempo necessário para estar pronta.

Coloquei numa panela uma lata de feijão manteiga pré-cozido (baixo em sal), escorrido e passado por água, 4 nabos pequenos, descascados e cortados aos bocados e umas 5 cebolas novas, também troceadas às rodelas com o próprio talo verde. Adicionei ainda 1 colher de sopa de folhas de tomilho fresco e uma fatia de presunto cortada aos cubos. Depois de uma fervura de 30 minutos transformei a mistura em creme, que temperei com 2 colheres de sopa de azeite.

9 comentários:

  1. Gosto muito de uma sopinha de feijão!
    E as vezes ponho massas de cotovelo...

    Bjokas,

    Rita

    ResponderEliminar
  2. Adorei a apresentação invernosa!... E realmente não é preciso mais para aquecer o corpo no final de um dia frio como o de ontem!
    bom fds
    babette

    ResponderEliminar
  3. Mais uma sopa da Fa! Envolta num cachecol em pied de poule. Genial e criativa apresentação. E sabe que mais? Vai ser a sopa de hoje, quando chegar a casa depois de um dia cheio. E frio. Obrigada pela sua sopa com cachecol.

    Beijo da Mar

    ResponderEliminar
  4. Olá, Ana Rita
    Obrigada pelos vossos comentários. Hoje também me estou a preparar para comer uma sopa de feijão azuqui com grelos de nabo. Se ficar aprovada darei notícias. O meu marido não gosta de massa na sopa, por isso nunca ponho, mas acho que liga muito bem. bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá, Babette
    Já tinha esta receita agendada para ser colocada no início desta semana, mas estava com tanto frio no sábado e como achei que a fotografia retratava bem o que estava a sentir, não resisti a colocá-la de imediato no blogue. bjs

    ResponderEliminar
  6. Olá, Carla
    Foi uma sopa bastante reconfortante, porque estava um creme espesso. bjs

    ResponderEliminar
  7. Olá, Mar
    Excelente ideia para atribuir um nome mais original à sopa - a sopa do cachecol. bjs

    ResponderEliminar
  8. em dias como hoje e o que me sabe bem e sei que tenho sopinha da mama a espera tambem:-)
    a sopa deve ser muito boa, adoro feijao

    ResponderEliminar