segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Retalhos de sol sobre caracóis de pêra rocha

Depois de muitos fins-de-semana atribulados tive direito a uns retalhos de sol, que também deu vida a uns caracóis recheados com pêra rocha cozida, aromatizada com canela. Simplicidade na preparação e na forma de apresentar. A doçura foi apenas a da fruta e a consistência suave da massa veio da introdução da ricotta. Em termos visuais apeteceu-me dar-lhe um ar campestre, com a introdução de cestos de vime que deixam passar retalhos da luz intensa do meio-dia, num jogo de sombras que gostei de captar.

A receita da massa foi recolhida no blogue da Babette. Fácil de fazer e com pouca gordura. Bastou misturar 300 g de ricotta com 200 g de farinha, acrescentando uma pitada de sal refinado. Deixei a massa repousar enquanto preparei o recheio a partir de 8 pêras rochas, descascadas e cortadas aos bocados. Coloquei-as a cozer num pouco de água durante 15 minutos. Ao fim desse tempo a água tinha sido praticamente absorvida e os pedaços de pêra, ainda rijos, adquiriram uma bela coloração dourada nas arestas. Foi o momento ideal para juntar um pouco de água e deixar ferver mais 10 minutos. No final, esmaguei as pêras, mas sem as deixar em creme.

Por fim, estendi a massa numa superfície enfarinhada, dando-lhe a forma de um rectângulo. Coloquei por cima o recheio já frio, tendo o cuidado de deixar um pequeno espaço vazio na margem. Salpiquei com canela de forma abundante. Enrolei com cuidado e depois cortei troços do rolo que coloquei numa tarteira untada de manteiga. Por cima enterrei uns arandos secos e para terminar pincelei com gema de ovo. Foi ao forno 15/20 minutos a 200ºC.

8 comentários:

  1. Um bocadinho de sol. Pelas mãos da Fa. Inspiradas pelas mãos da Babette. Ficaram muito bonitos, estes retalhos de sol. Em caracóis delicados de pêra rocha.

    Um beijo da Mar. Num dia de sol.

    ResponderEliminar
  2. Olá, Mar
    Foi bom fazer tudo com muita calma. Confeccionar a receita, fotografar e depois comer, ao almoço primeiro e depois ao lanche que se seguiu a um passeio pelo jardim. Parece um programa simples, mas significou uma mudança de ritmo nos meus fins-de-semana que se estava a ser necessária por razões físicas e psicológicas, devido à situação dos meus pais. bjs

    ResponderEliminar
  3. Caracóis com aquela massa da ricotta?...
    Dá-se uma receita e recebe-se outra em troca!...
    Obrigada Fa!
    Babette
    PS. Percebo muito bem essas suas palavras. Um bocadinho de egoísmo nuns dias para conseguirmos ser altruístas nos outros. Porque se não, nós também ficamos doentes. E não conseguimos ajudar. Nem a nós próprios.

    ResponderEliminar
  4. Olá, Babette
    Nem imagina como me souberam bem estes caracóis de pêra. Agora tenho sempre uma caixinha de ricotta no frigorífico para fazer a sua massa. É muito fácil de preparar.
    Quanto ao resto teve mesmo de existir uma mudança. Estava a ficar exausta. Agora já estou com eles com outra qualidade, porque sei que se eu não conseguir existirá sempre outra pessoa para apoiar.
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá, Isa
    Simples mas muito bom. Desapareceu num ápice! bjs

    ResponderEliminar
  6. fa mas olha que bonitos que ficaram nessa paisagem. ai que ja me apetecia comer um.
    gostei desta receita vai ja comigo para quando estiver inspirada.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá, Moranguita "gulosa"
    É com muito prazer que lhe ofereço um destes caracóis. bjs

    ResponderEliminar