segunda-feira, 25 de abril de 2011

Gelatina de leite condensado e de clementinas

Estas gelatinas foram a sobremesa de domingo de Páscoa. Sem receita pré-definida a mistura foi emergiu ao longo da respectiva preparação. Limitei-me ao que tinha em casa e ao pouco tempo disponível que não permitiu fazer nada no forno.

Assim, comecei por colocar meio pacote de bolacha Maria torrada dentro de um saco de plástico, e, depois, com a ajuda de um rolo da massa desfazer a bolacha que a seguir dividi pelos copos de vidro (5). À parte, misturei uma lata de leite condensado magro com dois iogurtes magros e 1 colher de sobremesa de de essência de baunilha. Bati bem para desfazer os pedacinhos de iogurte. Entretanto coloquei duas colheres de chá de agar-agar numa chávena, cobrindo com água. Passado 10 minutos juntei o agar-agar a 1,5 dl de água e deixei ferver 2 minutos. Adicionei este liquido ao creme anterior.

Cortei 3 clementinas em gomos, tirando as películas com ajuda da faca de cerâmica. Depois foi só montar a sobremesa. Coloquei uma camada de bolacha, um pouco de creme, seguido das clementinas e de nova camada de creme. Por cima, salpiquei com algumas flores de alfazema para dar um ar primaveril à sobremesa.

6 comentários:

  1. Fresquinho deve ser uma delicia mesmo boa...bjokinhass

    ResponderEliminar
  2. deve ser mesmo muito bom pois tem um aspecto bonito beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Uma maneira muito de Fa(da) de viver a Páscoa. Muito bonitos, estes copinhos de gelatina. Clementinas e flores de alfazema a fazerem a festa. Sem exageros. Sem coisas a perturbar. Mais uma inspiração da Fa, partilhada. Obrigada. Um bom feriado para si. Com muito sol perspectivado.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  4. Olá, Belinha
    Esta sobremesa quase não teve tempo para arrefecer. Teria ficado melhor.
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá, Isa
    Tive um pouco de receio do excesso de açúcar, devido ao leite condensado, mas as clementinas "cortaram" o doce.
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Obrigada, Mar. Estou de regresso às minhas gelatinas de agar-agar. Esta versão com mais açúcar do que o habitual, porém este pequeno excesso deixou muita gente feliz.
    Desejo-lhe uma boa semana
    Um beijo

    ResponderEliminar