quarta-feira, 13 de abril de 2011

Pseudo trufas de chocolate

Durante esta semana tenho andado a pensar se deveria ou não colocar esta receita no blogue. A maior parte das minhas leitoras dirão que de trufas de chocolate não têm nada. E estarão certas! Apenas a forma redonda pode sugerir alguma semelhança. Dirão também que falta gordura, para ficarem mais tenras, com aquela característica das trufas que se fundem rapidamente na boca e se transformam num creme untuoso. Pois aqui não existe nada disso! São pesadas e rijinhas. Acrescentarão ainda as mais críticas que não é possível fazer trufas tão pouco doces. Mais uma vez é verdade!

Acontece, porém, que a mim até me estão a saber bem. Comidas com moderação, não deixam de estar gustosas. E além disso gostei da fotografia. Objectos antigos das avós. Rendas e serviço da Vista Alegre já de colecção, que inspiram novos usos.

Quanto à receita, ela pode ser apenas uma base que admite outras variações. O importante é que a consistência final permita moldar as ditas trufas, menos pseudo e mais autênticas se assim o desejarem. Por exemplo, em lugar da farinha de milho, sempre mais pesada, usar farinha de trigo misturada com araruta. Em lugar do leite magro talvez fique bem umas colheres de azeite, já para não falar de manteiga. Enfim, as alterações podem ser muitas. Mas estas pseudo trufas foram feitas a partir de:

- 1 chávena de chá de farinha de milho
-1/2 chávena de chá de flocos de aveia
-1/2 chávena de chá de chocolate magro
-1 chávena de chá de farinha de trigo
-2 ovos
-1/2 chávena de chá de leite magro
- 2 colheres de sopa de geleia de agave

Depois de preparadas as trufas passeia-as num prato com sementes de sésamo e levei-as ao forno cerca de 10 minutos a 200º C.

4 comentários:

  1. Olá Fa:

    Apetecia chocolate, agora. Mesmo que pouco doce, como adivinhamos pela receita leve da Fa.
    Gostei tanto das chávenas. De avó. De ver as suas pseudo trufas numa chávena de chá.

    Beijo.

    Mar

    PS: Amanhã vou usar o tal vestido primaveril:)

    ResponderEliminar
  2. Ola Fa!...
    Gosto sempre da sua subversão positiva e corajosa a alterar as receitas à sua maneira (quase sempre isso querendo dizer, menos gordura, menos açucar e mais saúde!).
    O cenário está muito mimoso! parece um pormenor de algum quadro de uma natureza morta.
    beijo
    babette

    ResponderEliminar
  3. Olá, Mar

    Obrigada. Também gosto muito deste serviço da VA.

    bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá, Babette

    O meu sonho é que as fotografias, às vezes, pareçam naturezas mortas. Por isso agradeço muito a referência simpática.

    bjs

    ResponderEliminar