sexta-feira, 27 de maio de 2011

Clafoutis de morangos com vinho licoroso

Esta é mais uma receita adaptada do livro de Alain Ducasse - Nature. Simple, sain et bon. Na versão original original é proposto um clafoutis de ruibardo com whisky.

Comecei por preparar os morangos (bio) e colocá-los no fundo de uma tarteira de cerâmica ligeiramente untada com manteiga. Depois misturei 40 g de farinha com 2 colheres de sopa de rapadura (açúcar integral) a que adicionei uma pitada de sal refinado. À parte, bati 2 ovos inteiros com uma vara de arames e juntei-lhe 2,5 dl de leite meio-gordo, assim como 2 colheres de sopa de creme de arroz em lugar de natas. Continuei a bater com as varas e por último juntei 0,5 dl de vinho licoroso. Deitei a mistura liquida sobre a componente seca, com cuidado e batendo sempre até obter um produto homogéneo que coloquei por cima dos morangos. Foi ao forno cerca de 40 minutos.

10 comentários:

  1. Clafoutis. Quando era pequena e andava a folhear livros de cozinha, este era um dos nomes que me intrigava. Muito boa, a associação entre morangos e vinho licoroso. E pelo nome, parecia uma variação mais doce. Mas a Fa deu-lhe um toque de Fada, não é? E deve ter feito com que ficasse mais leve.

    Um beijo de bom fim-de-semana para si. Que seja doce na medida certa. Como as suas receitas:)

    Mar

    ResponderEliminar
  2. Olá, Mar
    Acho que há versões muito mais doces desta receita, mas o que eu aprecio nesta obra do Alain Ducasse é que as propostas que faz já têm preocupações dietéticas. Claro que nalguns casos eu ainda colocaria menos gordura e adoçantes, mas o meu respeito pelo AD está a conduzir-me a um respeito pelas receitas que como sabe não é a minha característica principal.
    Não resisti a provar e realmente não está doce, porque a rapadura não tem um grande poder adoçante, embora o vinho licoroso e os morangos também tenha açúcares.
    Vou agora colocar a sobremesa no frigorífico para estar fresquinha para o jantar.
    bjs
    Fa

    ResponderEliminar
  3. Deve ter ficado com a doçura certa. A combinação de ruibarbo com whisky também deve ser muito acertada! Um bom fds! Com uma sobremesa fresquinha para o jantar...
    Um beijo
    Babette

    ResponderEliminar
  4. Um dia ainda quero fazer um clafouti, que esta na minha lista também kkkk,
    bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  5. Olá, Babette
    Não tinha ruibardo em casa para fazer a experiência. Mas a receita era interessante, embora a preparação do ruibardo obrigue a alguns cuidados para ficar inteiro.
    Bom sábado
    um beijo
    Fa

    ResponderEliminar
  6. Olá, Paula
    Esta receita é bastante "ligeira", mas é sempre uma sobremasa com sucesso garantido.
    bjs
    Fa

    ResponderEliminar
  7. QUE DELICIA QUE DEVE TER FICADO.
    TEM UM ASPECTO BEM APETITOSO.
    GOSTEI MUITO.
    BOM FIM DE SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  8. Olá, São
    Obrigada pelo comentário.
    Resto de bom domingo
    bjs
    Fa

    ResponderEliminar
  9. amiga ora aqui esta uma sobremesa mais que perfeita para mim. adoro morangos
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá, Moranguita
    Com esse nome só poderia ser uma apaixonada por morangos.
    bjs
    Fa

    ResponderEliminar