quarta-feira, 18 de maio de 2011

Papelotes de pêras e mirtilhos com chocolate

Começo esta entrada por destacar um livro que comprei no fim-de-semana e que me deixou completamente fascinada. Claro que Alain Ducasse é um dos grandes nomes da gastronomia e isso à partida daria a garantia de qualidade. Mas o que houve entre mim o livro foi muito mais do isso. Para além do que estou a aprender com o mestre houve uma identificação com os princípios orientadores da obra e com o próprio grafismo. Assim, não resisto a transcrever uma citação de Ducasse que surge na contracapa:

Je suis gourmande et j'aime les saveurs sucrées, je n'ai pas peur de le confesser! J'aime les desserts «nature», bons et sains. Ceux qui vous permettent de redécouvrir les saveurs des fruits de saison juste agrémentés d'un peu de sucres naturels, miel ou sirop d'agave. Parce qu'on peut assouvir sa gourmandise en prenant sain sa santé, il ne faut pas s'en priver.

Este livro foi escrito em conjunto com Paule Neyrat (nutricionista) e tem por título - Nature. Simple, sain et bon.

Foi desta obra que veio a inspiração para esta receita. Como ingredientes utilizei 1 pêra por pessoa, descascada e cortada em quatro a que retirei o coração e o pé. Coloquei os bocados de pêra numa taça e reguei-os com sumo de 1 limão.

Depois numa outra taça misturei 4 colheres de sopa de natas (iogurte) com 1 colher de sopa de geleia de agave e um pouco de essência de baunilha.

À parte, cortei dois corações grandes em papel vegetal próprio para cozinha. Como já aprendi num outro livro este é formato ideal para fazer papelotes. Resulta muito melhor que um quadrado ou rectângulo de papel. Depois comecei por colocar um pouco de creme numa das metades do coração, por cima uma pêra aos quartos, alguns mirtilhos, mais um pouco de creme e por último raspei um quadrado de chocolate preto em cada papelote. Comecei a dobrá-los pelos lóbulos e terminei na ponta do coração, fazendo uma dobra.

Foi ao forno cerca de 10 a 15 minutos e na altura de servir cortei a parte de cima em cruz com uma tesoura.

Esta versão está um pouco alterada em relação à original onde eram acrescentados pistácios, mas com base neste processo é possível desenvolver muitas variações.

2 comentários:

  1. O livro parece absolutamente delicioso! E a associação de pêras a chocolate é sempre feliz. Guardei da sua descrição, uma das coisas mais sensatas da cozinha mediterrânica: aproveitar sempre os sabores da época. Uma das coisas que procuro aplicar. Por todos os motivos práticos e racionais que pudermos enunciar. E por outros, um pouco mais líricos.

    Um beijo de bom dia para si.

    Mar

    ResponderEliminar
  2. Olá, Mar

    Este livro foi adquirido na FNAC, juntamente com um outro que vai servir de inspiração a outros pratos. É uma excelente obra, cheia de bons conselhos.

    Um beijo

    ResponderEliminar