quinta-feira, 2 de junho de 2011

Biscoitos de chocolate com passas de uva

Esta é mais uma receita do livro do Alain Ducasse - Nature. Simple, sain et bon. Eu sei que neste caso as fotografias não ajudam a convencer ninguém da excelência dos biscoitos. Mas não se deixem enganar. São mesmo bons.

A preparação inicia-se com um bule de chá aromático acabado de preparar, que se deita em cima de 50g de passas de uva sem grainha. Deixa-se ficar de molho 1 hora.

Depois prepara-se a massa com 80 g de manteiga cortada aos quadradinhos pequenos que se deixa amolecer à temperatura ambiente. Junta-se 3 colheres de sopa de mel e 1 colher de café de canela. Revolve-se com uma espátula até ficar uma pasta homogénea. A seguir adiciona-se 1 ovo, e, pouco a pouco, 100 g de farinha e 20 g de cacau amargo. Por último, espremem-se bem as passas e junta-se ao preparado anterior.

No tabuleiro do forno coloca-se uma folha de papel vegetal para cozinha que se pincela com um pouco de azeite. Sobre ela distribuem-se 12 bolinhas de massa, para esse efeito devemos colocar um pouco de farinha nas nossas mãos. Por último, com as palma da mão enfarinhada (não muito) espalmamos cada uma das bolas de massa, devendo esta ficar com uma espessura de cerca de 1 cm. Vão depois ao forno (180ºC) durante 15 minutos. Colocam-se a arrefecer em cima de uma grelha e podem comer-se quentes ou frios.

5 comentários:

  1. ADOREI ESSES BISCOITOS , PASSAS E CHOCOLATE QUE MAIS SE PODE PEDIR?
    UM CHÁ PARA ACOMPANHAR ... SERIA PERFEITO.
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Olá minha Fa:)

    Uns biscoitos de chocolate e passas. Gosto muito de juntar estas duas coisas. Em bolos de chocolate muito densos e amanteigados e em brownies.
    Os seus parecem bem mais light do que as minhas versões densas e amanteigadas:)

    Um beijo de bom fim-de-semana. Que seja doce e com sol.

    Mar

    ResponderEliminar
  3. Olá São,

    Tem toda a razão. Só acrescentaria um livro ou uma boa revista de cozinha, leitura ideal para acompanhar o chá com os biscoitos.

    bjs

    Fa

    ResponderEliminar
  4. Olá Mar,

    As minhas versõe são sempre mais ligeiras, por isso quando como um brownie cheio de manteiga fico deliciada.

    bjs

    Fa

    ResponderEliminar
  5. olha as fotos podem nao estar do melhor ams os biscoitos esse acredito que sim
    alias ja tenho vontade de os provar
    beijinhos

    ResponderEliminar