terça-feira, 23 de agosto de 2011

Tagliatelli fresco e um assado de peru e abacaxi

Sempre achei que não seria capaz de fazer uma massa fresca. Seria necessário ter muita prática. Precisaria de uma máquina para estender e cortar a massa. Era algo que julguei durante muitos anos fora do meu alcance. Talvez por tudo isto estou muito orgulhosa, desculpem-me a falta de modéstia, por este efeito. Saiu bem à primeira tentativa e foi um prato de massa muito especial.

A receita è básica e foi retirada do Grande Livro de Cozinha:

- 165 g de farinha branca muito fina
- 1/2 colher de chá de sal
- 2 ovos

Esta é uma receita que dá para 2 pessoas. Sobre a bancada de cozinha coloquei a farinha e o sal. Fiz uma cova ao meio onde deitei os dois ovos. Com um garfo fui misturando os ovos de forma suave de modo a incorporar a farinha de modo gradual. Quando a consistência era a adequada fiz uma bola que amassei de manualmente durante uns 5 minutos. Foi necessário juntar um pouco mais de farinha, mas deve evitar-se que a massa fique muito seca. No final, enrolei em película aderente e deixei descansar cerca de 2 horas.

Na fase seguinte a bola de massa foi achatada e dividida com uma faca em quatro porções. Por sua vez cada uma delas foi estendida com um rolo enfarinhado até ter um elipsóide com 1 mm de espessura. Cortei depois os tagliatellis com a ajuda de uma faca bem afiada e envolvi-os em farinha para não colarem uns aos outros. Pendurei-os numa colher de pau suportada em dois frascos altos para secarem um pouco. Como podem verificar foi tudo muito artesanal. A massa foi depois cozida em água a ferver abundante, temperada de sal, durante 3 a 4 minutos. Como já não me sobrou muito tempo limitei-me a envolvê-la num pouco de azeite em que tinha feito dourar alho picado.

Esta massa acompanhou um assado de bifes de peru com abacaxi, cuja receita podem encontrar neste bolgue. Nesse dia utilizei tomilho limão para temperar e no final para além do azeite juntei um pouco de vinagre balsâmico.


4 comentários:

  1. Senti uma enorme identificação com a descrição do seu primeiro parágrafo. Nunca fiz massa fresca. Mais uma coisa para a qual sinto não ter o mínimo jeito. Embora nunca tenha tentado fazer. Por isso, a sua experiência é motivadora. Pode ser que um dia seja assim comigo. Que um dia consiga fazer massa fresca à primeira, como a minha Fa:) Para além da massa fresca, gostei muito da imagem e da projecção do sabor do assado de peru e abacaxi. Com tomilho a perfumar tudo.

    Um beijo de boa noite.


    Mar

    ResponderEliminar
  2. Olá Mar,

    Quando olhei para a massa pendurada na colher de pau e a achei tão semelhante à de compra nem queria acreditar. Deveria ter sido honrada com um molho mais elaborado. Não houve tempo. Ficará para a próxima vez em que me apeteça fazer massa fresca.

    Um beijo

    Fa

    ResponderEliminar
  3. Parabéns por essa conquista! Pois eu tenho a máquina, mas só fiz massa fresca uma vez! Vou tentar repescar a máquina do fundo do armário, a propósito desta imagem "tão digna" de uma bela massa! Além do lado terapêutico que acrescento a tudo quanto envolve amassar...
    Beijinhos
    Babette

    ResponderEliminar
  4. Olá Babette,

    Também já pensei em comprar uma máquina, mas tenho medo que acabe no fundo do armário.
    A massa ficou óptima e foi uma surpresa porque não estava à espera.

    Um beijo

    Fa

    ResponderEliminar