terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Sopa alentejana de coentros

Sempre que visito em Madrid a minha amiga E. recorda-se de uma sopa que comeu em minha casa, numas férias, já há alguns anos. Essa sopa não é mais do que a açorda à alentejana, que eu também aprendi a apreciar quando vivi longe do Portugal. Onde, para ter coentros era preciso cultivá-los num vaso e o pão, com a consistência adequada, tinha de ser feito em casa. Lembro-me que eu fazia o pão e um amigo dos meus pais, engenheiro agrónomo, plantava os coentros. Quando estes cresciam e se podia fazer a sopa juntavam os amigos portugueses, também eles com saudades do sabor e aroma que se desprendem de um prato cheio desta sopa.

Em cada taça coloquei cerca de 1 colher de sopa de coentros picados, 1 alho picado (sem a parte central, que é mais indigesta) deitei 1 colher de sopa de azeite e coloquei 3 ou 4 fatias finas de pão do dia anterior (pão alentejano de preferência). Depois na água em que tinha cozido o bacalhau escalfei 1 ovo por cada taça. Este processo deve levar apenas 3 minutos. Neste caso, o conta minutos enganou-me e o ovo cozeu um pouco mais. Por último, coloquei os ovos nas taças (ou pratos) e deitei por cima a água de cozer o bacalhau.

6 comentários:

  1. Não sou grande apreciadora de coentros, mas esta sopa deixa-me sempre com uma vontade de contrariar o (des)gosto. É um prato que traz conforto arragado.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. esta é das sopas que eu mais gosto, o aroma dos coentros é do melhor que há!

    ResponderEliminar
  3. Maravilha! Amo coentros, esta sopinha é perfeita para mim :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Carla,

    Também passei anos sem gostar de coentros. Só quando não os tinha é que comecei a gostar. Nem imagina como me soube bem esta sopa.

    bjs

    Fa

    ResponderEliminar
  5. Olá Risonha,

    Às vezes o mais simples é o melhor.

    bjs

    Fa

    ResponderEliminar
  6. Olá Ondina,

    Para além de boa é super rápida a preparação.

    bjs

    Fa

    ResponderEliminar