quinta-feira, 30 de agosto de 2012

As panquecas

Andava há meses a sonhar com umas panquecas. Fui adiando a concretização deste sonho porque estava certa que, a seguir, as iria devorar de forma rápida e insensata. Assim foi. Simples, com açúcar e canela, com requeijão, com doce de cereja. As variações só tiveram como limite o número de panquecas. É por tudo isto que só de forma espassada posso fazer panquecas.

Para contar, resta apenas a receita cujo resultado foi exatamente o sonhado. Encontrei-a num livro que gosto muito - Os Doces da Io.

250 g de farinha
2 colheres de chá de fermento
25 g de açúcar
50 g de manteiga derretida
2 ovos
2,5 dl de leite
Casca ralada de 1 limão
Sal fino

"Numa tigela, juntar a farinha, o açúcar, o fermento, a casca ralada do limão e as gemas. Com as varinhas, misturar e ir juntando o leite aos poucos e depois a manteiga derretida. bater as claras em castelo com uma pitada de sal. Incorporar as claras delicadamente ao preparado anterior, com movimentos de baixo para cima. Deixe descansar no frigorífico pelo menos 30 minutos.
Untar uma frigideira pequena. Deitar uma colherada para cada panqueca. Deixar alourar dos dois lados. Guardá-las num guardanapo, tapando-as para não arrefecerem.
Servir ainda quentes (frias já não interessam) com queijo fresco batido e mel, ou estilo brunch, com ovo estrelado, queijo e fiambre".


4 comentários:

  1. Adoro panquecas. Ontem à noite fiz (para poder comer hoje ao pequeno almoço) mas com açúcar baunilhado e com kefir em vez de leite. Ficaram maravilhosas :)

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de panquecas mas ou simples so com canela ou então com frutas misturadas. As tuas estão perfeitas. dignas dum filme americano. Bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá Ondina,

    Também devem ter ficado deliciosas. Adoro kéfir.

    Bjs

    Fa

    ResponderEliminar
  4. Olá Papoila,

    Concordo com a versão canela frutas. Adorei a referência aos filmes americanos.

    bjs

    Fa

    ResponderEliminar