domingo, 27 de janeiro de 2013

Pão rústico de trigo, de aveia e de milho




Domingo de chuva. Apetece ficar em casa e evitar ir ao supermercado. Solução: fazer o próprio pão. Tal como antes acontecia. Estão sempre a aconselhar-nos a desenvolver capacidades de resiliência. Acredito que fazer pão é treinar as referidas competências.  Também poderia analisar a questão a partir de um outro ponto de vista. Será que existe alguma poupança? Provavelmente não. Mas ganha-se em qualidade de produto e na autosatisfação de ter pão quando queremos. Depois destas conjecturas sem muito sentido, apenas justificadas por um dia cinzento e de chuva, passo à receita a qual foi adaptada do blog da Babette, especialista na matéria.

1 saqueta de fermento granulado
1 colher de sobremesa de sal
700 ml de água morna
600 g de farinha de trigo
100 g de farinha de aveia integral
100 g de farinha de milho
50 g de sementes de girassol

Comecei por misturar os três primeiros ingredientes com a ajuda da batedeira de claras. Juntei a seguir as farinhas, já com a ajuda de uma colher de pau e com movimentos do centro da taça para a periferia. Por último, incorporei as sementes. Envolvi a tigela com plástico transparente de forma a evitar contacto com o ambiente exterior. Deixei levedar 2 horas. Passado esse tempo coloquei sobre o tabuleiro do forno, ligeiramente aquecido e polvilhado de farinha. Não se deve manusear muito a massa, para que ela consiga reter o ar. Com uma faca fiz uns sulcos, formando quadrados e polvilhei de farinha.

Entretanto o forno estava aquecido a 200ºC e tinha colocado na base um tabuleiro com 1 chávena de água. O vapor ajuda à formação da crosta. O pão foi ao forno cerca de 20 a 25 minutos. Quando o retirei coloquei-o em cima de uma rede para evitar que ficasse húmido na parte inferior. Para além de bonito posso dizer que estava muito gostoso!



6 comentários:

  1. Adoro fazer então nestes dias de chuva sabe melhor ainda.
    Hoje por acaso saiu uma focaccia.
    O seu pão ficou lindo ,gostei muito.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. sem dúvida muito bonito. Sou fã do pão caseiro, desde que haja tempo e vontade acho que ganhamos imenso. De vez em quando a MFP tb dá uma ajuda, especialmente se é preciso reforçar a dose de pão a meio da semana. Mas não há terapia melhor que amassar pão :)

    ResponderEliminar
  3. Obriagada pelos comentários. Ficou gostoso. Lembra a broa de milho que se come nalgumas regiões do país.
    boa semana

    Fa

    ResponderEliminar
  4. Mais especialista a comer pão do que outra coisa, mas anfim ;)
    Beijo
    Babette

    ResponderEliminar
  5. Olá Babette

    Modéstia. Foi consigo que me iniciei nesta técnica. Confio muito nas suas indicações.

    Bjs

    Fa

    ResponderEliminar