terça-feira, 11 de outubro de 2011

Ossobuco estufado

Creio que foi a segunda vez que preparei ossobuco. Não é algo que se deva comer todos os dias, mas a ideia de ter a carne ao lume com os legumes durante largo tempo fascinou-me. Funciona como contrapartida ao forno e talvez seja menos dispendioso.

Comecei por um refogado com bastante cebola e azeite a que depois juntei uma lata pequena de tomate. Seguiram-se de imediato outros temperos: talos de aipo, cenouras cortadas, 1 folha de louro sem a nervura central, 6 bagas de zimbro, 1/2 pimento lampião, sal, raminhos de tomilho limão e um pouco de vinho branco apenas o suficiente para cobrir a carne. Depois foi deixar em lume muito brando durante cerca de uma hora e meia.

8 comentários:

  1. Nunca fiz. Um dos nomes que me fascinava, nos livros de culinária. Folheados pelas minhas mãos pequenas de 10 anos. Parece realmente uma óptima alternativa aos assados. E ficou lindo como os seus assados, minha Fa:)

    Um beijo.

    Mar

    PS: O que é pimento lampião? Desculpe (outra vez) a minha ignorância:)

    ResponderEliminar
  2. Olá, Fa. Aqui está algo que não me vejo a fazer. No entanto, está uma travessa bonita. Como todas as suas travessas, aliás. A receita abaixo está linda. Essa sim, sou muito capaz de reproduzir. As batatas estão lindas. Dizer que os olhos também comem pode soar a cliché, mas é verdade. Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Ficou uma comida que abraça. Envolve e conforta. Como todos os seus assados. Este muito especial Por ter um nome que sempre me fascinou!
    Babette

    ResponderEliminar
  4. Olá Mar,

    Estava muito gostoso. A carne desfazia-se e os sabores dos vegetais acabaram por se fundir. Não é para comer todos os dias, mas uma vez não faz mal.

    Um beijo

    Fa

    ResponderEliminar
  5. Olá Mar,

    Esqueci-me de referir que os pimentos lampião são pequenos e têm a forma que o nome sugere. Muito picantes mas ao mesmo tempo gostosos. O marido compra-os sempre que os vê à venda para lhes tirar as sementes e fazer molho picante. Eu aproveito a polpa que congelo.

    Um beijo

    Fa

    ResponderEliminar
  6. Olá Ilídia,

    Tenho que confessar uma coisa. A carne estava boa, mas o tutano estava delicioso. A consistência e o sabor.

    Um beijo

    Fa

    ResponderEliminar
  7. Olá Babette,

    Também gosto da sonoridade desta palavra - ossobuco. Vi à venda no supermercado do El Corte Inglés e pensei que poderia ser uma variação em tempos de crise. Fazendo as contas a todos os gastos não sei se terá sido. Enfim, soube bem que é aquilo que importa.

    Um beijo

    Fa

    ResponderEliminar