terça-feira, 4 de junho de 2013

Tarte rústica de ruibarbo, com maçã e mirtilhos


Para não voltar a repetir o clafoutis resolvi experimentar uma tarte rústica de ruibarbo. Claro que nesta caso trata-se de uma receita com muito mais gordura (na massa). Se esse facto contribui para enriquecer o sabor e para a tornar mais tenra a verdade é que também obriga a um consumo mais moderado.

A massa foi feita a partir de chávenas de chá de farinha, 3 colheres de sopa de açúcar, 150 g de manteiga acabada de sair do frigorífico e cortada aos cubos, e, mais 2 a 3 colheres de sopa de água gelada (variável em função do tipo de farinha). Como todas as massas de tarte devem misturar-se os ingredientes com cuidado para não derreter excessivamente a manteiga. Por isso, numa primeira fase utilizo um garfo e numa segunda as pontas dos dedos. Depois de obter uma massa homogénea coloco do frigorífico cerca de 30 minutos.

No recheio utilizei 8 hastes de ruibarbo a que retirei parte da pele exterior e cortei um troços de 3 cm. Adicionei também, para fazer volume, uma maçã com pele cortada em fatias e 1/2 caixa de mirtilhos. Coloquei num tacho com água apenas a cobrir o fundo e juntei 1/2 chávena de açúcar amarelo. Deixei ferver 10 minutos, adicionando 2 colheres de sopa de farinha de milho para absorção do liquido que entretanto se formou e não queria desperdiçar.

Depois da massa estendida coloquei no meio o recheio (frio) e fiz uns cortes em diagonal na periferia de modo a facilitar a dobragem da massa. Antes de ir para o forno ainda polvilhei a massa com açúcar refinado para obter uma textura mais crocante. O tempo de cozedura foi de 15 a 20 minutos a 180ºC.



4 comentários:

  1. Nunca comi ruibrbo mas provava esta tarte de boa vontade pois esta uma tentação.
    bj

    ResponderEliminar
  2. Ando há um tempito para experimentar ruibarbo. Provaria de bom grado essa tarte!

    ResponderEliminar
  3. Obrigada São e Filipa. O ruibarbo tem um sabor particular. Um pouco ácido, mas sem ser desagradável. Também gostei desta tarte.
    bjs

    Fa

    ResponderEliminar
  4. Que torta linda e apetitosa, me deu muita vontade de comer!!! Hummmmm.... quero fazer aqui em casa. Amo essas tortas caseiras. Comer quentinhas, tomando um chá agora no inverno. Ai que delícia!!!
    :D
    Adorei seu blog, ele já está na lista dos que sigo no meu blog... passe por lá, me siga também!
    Grande abraço

    ResponderEliminar