segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Bolo de Abóbora Hokkaido (potimarron)


Nos últimos tempos, estava a existir uma tendência para a compra de bolos numa pastelaria/padaria que abriu perto da minha casa, há pouco tempo. A desculpa era sempre a mesma. Os meus bolos são muito dietéticos, têm falta de açúcar e não consolam os estômagos mais ávidos de doces. A situação foi agravando-se de semana para semana, até que resolvi intervir. Prometi que passaria a fazer bolos com mais açúcar se esses recém "infiltrados" deixassem de aparecer na minha cozinha. Estou a tentar cumprir o prometido. Foi assim que resolvi recuperar uma receita anterior de bolo de abóbora. Voltei a fazer a receita com algumas adaptações. Mas confesso que o bolo ficou tão bom que eu o comi quase todo. Quando, nos últimos dias, me perguntam se engordei, disfarço. Digo que tenho bebido muita água e não tenho feito exercício físico. Na verdade, a história é outra. O culpado foi o bolo.

Aqui fica a receita:

2 chávenas de chá de farinha de trigo integral
1 chávena de chá de farinha de arroz
1 e 1/2 chávenas de chá de açúcar mascavado
1 colher de sobremesa de canela
1 colher de chá de noz moscada
3 chávenas de chá de abóbora Hokaido (potimarron) ralada com casca
1/2 chávena de chá de azeite
1 iogurte magro
4 ovos
1 colher de sopa rasa de fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Cobertura: 2 colheres de sopa de açúcar, 2 colheres de sopa de flocos de aveia e 1/2 colher de sobremesa de canela.

Comecei por ralar a abóbora na picadora. Como referi antes não lhe retirei a casca. Esta depois de cozida fica bastante mole. A seguir juntei os ingredientes secos e por fim os húmidos. Deixei para o final o fermento e o bicarbonato de sódio. Antes de ir para o forno espalhei por cima da superfície do bolo uma mistura preparada com açúcar, canela e aveia. O tempo de cozedura foi entre 20 a 30 minutos em forno a 180ºC, mas este tempo pode variar em função do tipo de forma. No final, deixei o bolo arrefecer sobre uma rede.

Sem comentários:

Enviar um comentário