O feijão branco foi inicialmente colocado de molho. Depois foi colocado num tacho com 1/2 tomate madurao, 1/2 pimento verde, 1/2 cebola, 3 alho fatiados, 1 folha de louro grande, sal, 1 chouriço de carne, 1 morcela e um osso de presunto (ou mesmo um bocado). Ao iniciar a cozedura de véspera há a possibilidade de retirar o excesso de gordura no dia seguinte. O mais importante é que todo o processo de cozedura se faça em lume muito brando. Esqueci-me de referir que os ingredientes são cobertos por água com uma altura equivalente a uma mão, colocada no sentido longitudinal. A minha amiga E. não acrescenta mais água ao longo de todo o processo de cozedura, porque considera que isso tira o paladar ao prato. A E. também costuma juntar uma batata aos bocados, já quando falta apenas uma hora ou duas, para ajudar a engrossar o molho.
No final comemos ainda umas tapas, seguindo a boa tradição espanhola. Apesar deste almoço ainda fomos beber e comer um chocolate quente com churros a uma churreria no centro de Madrid.

Hola!!! Muy rica la fabada, verdad? Todavía me acuerdo del viaje que hicimos a tu casa y los platos de tu madre tan ricos!!! Muhcas gracias por el regalo,la próxima vez que vengas a Madrid espero verte!! Un beso muy fuerte.
ResponderEliminareSCo (la hija).
Hola, Esco (hija). Tu madre es una excelente cocinera y fabada estava muy buena. Besos
ResponderEliminar