Mais uma receita para a categoria "aproveitamentos". Desta vez o ponto de partida foram uns pedacinhos de leitão assado que cortei aos bocadinhos. Com eles fiz um recheio simples que serviu para preencher uns vol-au-vents que tinha comprado para uma ocasião em que fosse necessário paroveitar algumas sobras.
Comecei por picar cebola que deixei alourar num pouco de azeite. Juntei depois 1 colher de chá de maizena e um pouco de leite de modo a obter um creme. Por último, adicionei o leitão e rectifiquei os temperos. Poderia também ter adicionado salsa ou tomilho.
Depois de recheados foram ao forno apenas o tempo suficiente para aquecer a massa e deixá-la estaladiça.
Olá Fa de Fada, como diz a nossa Mar:
ResponderEliminarGosto muito da sua imaginação em matéria de aproveitamentos. Gosto também de ver e rever as suas louças. E dos seus textos e recordações.
Beijinhos e bom regresso de férias.
A Mar que chama a Fa de Fada:) também gosta muito da imaginação que resulta em coisas assim. Não costumo comer leitão. O meu marido não acha muita piada. Mas acho que estas suas recriações podem ajudar a convertê-lo:)
ResponderEliminarUm beijo.
Mar
Olá Fa!
ResponderEliminarEsta 2ªfeira comprei uns vol-au-vents como estes para experimentar... não será um recheio de leitão (pq não gosto) mas será outra sobra qualquer...
beijo
Babette
hum deve ter ficado uma delicia, depois da uma passadinha la no meu blog!
ResponderEliminarhttp://prepararprovarpostar.blogspot.com/
Parece bem bom , delicious!
ResponderEliminarUm bj doce, bom fim de semana e apareça nas abobrinhas
Roberta
www.docesabobrinhas.com
Hummm adoro aproveitamentos e sai cada coisa gostosa como essa receita, bjs
ResponderEliminarpaula
Querida Lusitana,
ResponderEliminarObrigada pelo comentário. Esta semana tenho estado muito ausente. O tempo não tem chegado para cozinhar nem se quer para colocar no blog entradas que já estão preparadas. Há períodos assim. Quando finalmente recomeça um novo ciclo lectivo tudo volta ao normal (espero!).
Um beijo
Fa
Querida Mar,
ResponderEliminarEm primeiro lugar obrigada pelo tratamento sempre tão carinhoso. Às vezes sou obrigada a enfrentar tantas coisas que assumo por necessidade personagens combativas que não correspondem ao que era ou desejo ser. Por isso, é sempre apaziguador regressar a meu e aos vossos espaços de partilha e pensar que por uns minutos vou ser uma simples Fa(da).
Nota: quanto ao leitão com que fiz este recheio era de uma parte seca, sem gordura. Ficou bastante suave em termos de sabor.
Bom domingo
Um beijo
Fa
Querida Babette,
ResponderEliminarEstas minhas amigas que não gostam de leitão assado ... não sabem o que perdem! Agora também passei a ter sempre uma caixa de vol-au-vents de reserva na dispensa para ocasiões em que não há tempo para fazer massas.
Bom domingo
Um beijo
Fa
Obrigada, Caio
ResponderEliminarDe seguida farei uma visita ao seu blog.
Fa
Com o nome de doces abobrinhas só poderá ser um blog interessante. Obrigada pelo convite para a visita.
ResponderEliminarUm beijo
Fa
Olá Paula,
ResponderEliminarNos tempos que correm a gestão das sobras e da energia gasta a confeccionar os pratos é um aspecto que começa a contar.
Um beijo
Fa