quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Creme de cogumelos e pastinacas

Para terminar a ementa do jantar de segunda-feira só faltava mesmo fazer referência à sopa. Neste caso tratou-se também do revisitar de uma receita que faço muitas vezes - creme de cogumelos. Só para além da courgette e dos cogumelos portobello também adicionei pastinacas o que ajuda a suavizar o creme. Aliás, é importante escolher courgettes jovens e se possível de origem biológica, uma vez que aproveitamos a pele. Caso contrário podemos obter uma sopa com um sabor um pouco amargo.

Neste tipo de sopas gosto de adicionar no final creme de aveia, mas uma amiga chamou-me a atenção para o facto de algumas marcas deste produto conterem óleo de palma. Na última vez que fui ao BRIO estive atenta a este pormenor e mudei para uma outra marca do mesmo produto que me pareceu mais oferecer melhor qualidade. Claro que podemos substituir por "natas" de soja ou por produtos idênticos, praparados a partir de arroz ou mesmo espelta.

4 comentários:

  1. Esta loiça é tão bonita! E gostei tanto desta mesa de fada:) Também gosto de creme de cogumelos. E também uso sempre courgettes, as mais tenras que conseguir encontrar. Fazem toda a diferença nas sopas, por lhes retirarem densidade. E por lhes acrescentarem delicadeza.
    É bom vir aqui, minha querida Fa. Um bom dia para si.

    Mar

    ResponderEliminar
  2. Olá, Mar
    Imagino que tenha a oportunidade de comprar legumes mais frescos. Em Lisboa não é fácil. Tento comprar produtos biológicos, mas mesmo esses muitos vezes não têm a frescura que seria desejável. bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá! Adicionei-me ao teu blog. Tens receitas puramente espectaculares. Gostei das tuas sopas cremes mas onde é que compras o teu creme de aveia? É que nem sei bem o que isso é. Eu tenho um celeiro por perto, achas que poderei encontrar lá?
    Obrigadinha

    ResponderEliminar
  4. Olá, Annie
    Obrigada pela visita e pelas tuas palavras. O creme de aveia é fácil de encontrar. No Celeiro certamente que o encontras. Também existe com uma função semelhante creme de arroz e de soja. São igualmente bons para substituirem as natas.
    bjs

    ResponderEliminar