domingo, 27 de fevereiro de 2011

Empadão de arroz com carne de porco

De criança com falta de apetite crónico, a quem obrigavam a ingerir os mais variados elixires xaroposos, como meio de resolver a enorme relutância por tudo o que era comida, com excepção de leitão assado, tornei-me numa consumidora quase que diria compulsiva de tudo o que é comestível. Não sei como os meus pais tiveram paciência para tanta "falta de apetite". A certa altura atingiram um ponto de resignação e já aceitavam determinadas extravagâncias só para que ingerisse alguma coisa. Pois é exactamente a esse período obscuro da minha relação com a comida que fui resgatar este empadão de carne feito com arroz. Claro que hoje adoro o referido empadão. Talvez tenha agora mais papilas gustativas que teria à época! Enfim, desperdicei muitas coisas boas que me passaram pelo prato, por isso ando a tentar recuperá-las.

Para esta receita comecei por cozer uma chávena grande de arroz num caldo de legumes. Gosto em particular do arroz carolino Bom Sucesso, da Companhia das Lezírias, por ser bastante gostoso. Infelizmente só o consigo encontra no supermercado do El Corte Inglés.

À parte, fritei em azeite e alho meia dúzia de bifes pequenos de porco preto de produção biológica. Juntei-lhes uma embalagem de cogumelos portobello cortados às fatias. Para dar mais gosto adicionei um pouco de Vinho do Porto. Depois de frios cortei os bifes com uma faca e coloquei-os na picadora em conjunto com os cogumelos. Ao picado que obtive adicionei 2 colheres de sopa de picles de manga (picantes) e 3 colheres de sopa de molho de tomate.

Numa assadeira coloquei uma camada de arroz e a seguir o recheio de carne. Terminei com o resto do arroz que pincelei com gema de ovo. Para animar coloquei ainda umas rodelas de salpicão muito fininhas. Foi ao forno cerca de 20 minutos.

4 comentários:

  1. Um empadão de arroz...Estou sempre a aprender consigo, não é? Ainda mais, por ser uma receita resgatada de um período obscuro da sua infância:) O meu filho não gosta de empadões. Mas desconfio que vai passar a gostar. Porque este tem arroz (que ele adora). Obrigada por partilhar. Tem um aspecto que faz rever todos os pontos de vista em relação aos empadões. Até mesmo os pontos de vista empedernidos de um certo rapazinho de seis anos:)

    Esta semana, vamos ver se isso muda. Porque a mãe Mar vai experimentar mais uma receita de fada:)

    Um beijo da Mar. Feliz por ter vindo aqui. Mais uma vez.

    ResponderEliminar
  2. eu empadao sempre gostei. alias adoro:-) mas fazemos com pure com arroz nunca fiz. mas esta excelente.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá, Mar
    Os empadões da minha infância eram quase sempre com arroz. Só muito excepcionalmente a minha mãe fazia com puré de batata. Só muito tarde é que me apercebi que não os empadões de arroz não seguem a norma geral. Mas acredite que são muito melhores. Até porque pode dar mais gosto ao arroz. Lembro-me de uma crosta muito amarela de gema de ovo que depois ficava tostada. Não consegui dar-se esse efeito neste empadão!
    Acho que o seu filho vai gostar. Logo me conta.
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá, Moranguita
    Precisa de experimentar com arroz. Ficam muito bons e presta-se a bastante variações. bjs

    ResponderEliminar