quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Pizzas de pão pita com legumes assados


O desafio que enfrentei na segunda-feira foi o de preparar um jantar agradável apenas com aquilo que tinha em casa, sem necessitar de ir ao supermercado. A situação recorda-me, com as devidas diferenças, o concurso Top Chef na sua versão francesa, que é a minha preferida. Foi necessário improvisar, mas procurei introduzir aspectos inovadores. Tudo isto confluiu na realização de pequenas pizzas a partir de pão pita já preparado.

Comecei por assar no forno fatias de abóbora hokaido (potimarron) e chalotas frescas com rama. Coloquei-as num tabuleiro depois de arranjadas e reguei com um fio de azeite, outro de vinagre balsâmico e deitei por cima uns salpicos de flor-de-sal. Deixei assar durante 30 minutos.

A seguir comecei a preparar as pizzas, colocando primeiro uma camada de molho de tomate e a seguir os legumes assados. Terminei com pedacinhos de queijo de cabra fresco Petit Billy e com umas folhinhas de tomilho. Levei-as ao forno cerca de 15 minutos, isto é, o tempo suficiente para aquecer o pão.

7 comentários:

  1. O cozinhar com o que se tem obriga muitas vezes a um exercício de imaginação e criatividade muito desafiantes. Este foi claramente vencedor!
    Babette

    ResponderEliminar
  2. Fa,
    devem ter ficado maravilhosas essas pizzas, a julgar pelo aspecto :) Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Que bom aspecto! A juntar a isso, a ideia de cozinharmos com o que há. E o que isso pressupõe de criatividade, de inventividade. De dedicação ao amor.

    Beijo da Mar. Para a Fa. Que tem mãos de Fada:)

    ResponderEliminar
  4. Olá, Babette
    Preciso de repor as reservas de proteínas no meu frigorífico, mas não tenho tido tempo. Depois só sobram estas alternativas. bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá, Barida
    As verduras assadas ficam muito gostosas. Essa é uma inspiração que veio dos programas do Jamie Olivier. bjs

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Olá, Mar
    Muito obrigada pelo tratamento de "fada". Adoraraia ter algumas das capacidades que as fadas devem ter, mas sou uma pobre "urbanita" que perde tempo em engarrafamentos e depois não consegue fazer tudo o que gostaria. Nota: amanhã já estarei menos rabujenta. bjs

    ResponderEliminar