quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Risotto de grelos - um jantar em honra da Mar

Este é o relato de um jantar dedicado à Mar, que me desafiou a fazer pela primeira vez um risotto a dois tempos: o primeiro essencialmente terapêutico e o segundo dedicado em exclusivo ao prazer da degustação. Segui à risca a prescrição, sem qualquer tipo de inovação substancial nem limitações às quantidades de alguns ingredientes. Deixei fluir o tempo sem preocupações. O arroz e os legumes fundiram-se num sabor único, que foi apreciado num jantar em que a Mar foi convidada virtual. Por isso, achei que a mesa deveria ter uma decoração com alguns elementos que remetessem para o universo que a Mar nos transmite no seu blogue, mas ao mesmo tempo intencionalmente minimalista para fazer destacar o risotto.


Na preparação do risotto comecei por preparar um litro de caldo de legumes, que mantive sempre bem quente. À parte, fiz um refogado com azeite, 4 cebolas novas com talos verdes e 2 cenouras picadas. Dexei os legumes começarem a ficar transparentes e nessa altura juntei os grelos de nabo já arranjados. Fui revolvendo até a hortaliça murchar, momento em que adicionei 1 chávena almoçadeira de arroz arborio. Continuei a mexer para permitir ao arroz absorver a gordura, o que levou poucos minutos. De seguida, deitei no tacho um copo de vinho branco (Bucelas - Prova Régia). Deixei absorver o vinho, mexendo com regularidade. Depois juntei 1/2 litro de caldo de legumes e fui mexendo de vez em quando até absorver o liquido. O processo repetiu-se com o restante caldo, aumentando a frequência mas diminuindo as quantidades de caldo adicionados. Até que o processo ficou completo e o arroz estava cozido e cremoso. Foi a altura de temperar de sal e de juntar uns pinhões, mexendo de novo. Por último, chegou a vez de adicionar 1 colher de sopa de manteiga e uma quantidade razoável de queijo parmesão.

O resultado foi excelente, recebeu grandes elogios que se traduziram num tacho que ficou completamente vazio, depois de alguém ter repetido por três vezes o risotto.


10 comentários:

  1. Lembrei-me de si naquele final de tarde, em que a imaginava a fazer um risotto tranquilo. E estou feliz por ter sido convidada virtual de um jantar com uma mesa tão poética. Estou feliz porque, apesar de nunca nos termos visto, há uma cumplicidade muito bela que nasceu da comida, do gosto comum pela comida. Por isso, devo agradecer-lhe, Fa. Pela sensibilidade comovente de um pássaro branco e uns ramos significarem um pouco do meu universo. Muito lindo. Muito de guardar.

    Um bom fim-de-semana para si e para o seu matemático que gosta de repetir risotto. Muito sol para os dois. Da Mar.

    ResponderEliminar
  2. Também enviei a minha quota parte de ondas positivas para a confecção deste risotto aí em Lisboa!....
    Tem um matemático apreciador das coisas boas da vida, é o que é!
    Feito o 1º, os seguintes são um vício!
    Beijinhos e bom fim-de-semana
    Babette

    ResponderEliminar
  3. A tranquilidade essencial para cozinhar de forma mágica, o cenário perfeito, e um risotto magnífico criaram o clima para um jantar divinal.
    O mesmo prazer me consagre a degustação deste risotto, quando o preparar, pois a sugestão já a levo comigo!
    Beijinho e Bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  4. Olá, Mar
    O seu risotto tornou especial o nosso jantar e merecedor de uma pequena homenagem à autora. Bom fim-de-semana
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá, Babette
    Eu senti as suas vibrações positivas ... ajudaram a na preparação do risotto. Acho que depois deste outros se seguirão. bjs

    ResponderEliminar
  6. Olá, Isabel
    Foi um risotto terapêutico no modo de preparação que a seguir deu origem a um belo jantar. bjs

    ResponderEliminar
  7. Que mesa bonita...e esse risotto tão colorido só pode ter sido um jantar delicioso.
    Obrigada pela visita
    Beijinhos para si e sua Mãe

    ResponderEliminar
  8. fa mas que bela harmoniaa neste arroz.
    neste rissoto diga esta divinal.
    beijinhos e uma boa semana

    ResponderEliminar
  9. Olá, Tuquinha
    Foi um excelente jantar. O risotto e um copo de vinho branco bastaram para um momento perfeito. Obrigada pelos beijinhos para a minha mãe que continua uma gulosa. bjs

    ResponderEliminar
  10. Olá, Moranguita
    Obrigada pelas suas visitas. Acredite que estava divinal bjs

    ResponderEliminar