quinta-feira, 3 de março de 2011

Rolo de peru estufado

Com tantos cortes no ordenado e outros que já se anunciam é natural que algumas rotinas diárias precisem de ser repensadas, entre elas determinados métodos de cozinhar que são mais dispendiosos ou mesmo alguns ingredientes. Esta receita foi a minha segunda tentativa para fazer um rolo de peito de peru estufado num tacho de ferro. Da primeira vez o resultado foi apenas razoável, por isso o que apareceu no blogue foi apenas a transformação do rolo em pastéis. Mas no último fim-de-semana as coisas correram bem.

Comecei por pedir no talho que me abrissem um peito de peru de modo a ficar com uma placa de carne. Em casa ainda completei melhor este processo. Com a peça de carne estendida na bancada da cozinha, comecei por barrá-la com massa de pimentão. Depois coloquei com algum intervalo talos de cenoura e de aipo. Salpiquei com folhinhas de tomilho e enrolei com cuidado. À medida que o fazia barrava a parte de baixo da carne. No final, atei o rolo com cordel de cozinha.

Num tacho de ferro coloquei um pouco de azeite e alguns alhos fatiados. Quando o azeite ficou quente juntei o rolo que fui rodando até formar uma crosta branca. Nessa altura adicionei um pacote pequeno (2,5 dl) de vinho branco, 1 cálice grande de licor maçã verde, 2 cebolas aos quartos, 2 tomates aos quartos, casca de uma tangerina (bio), bocados de aipo e de cenoura, 3 cravinhos, ramos de tomilho e sal q.b. Deixei estufar em lume brando durante cerca de 45 a 60 minutos, virando a peça de carne com uma certa regularidade.

Para acompanhar preparei um arroz de salsa, com pimentos vermelhos e grãos de cominhos.

4 comentários:

  1. Como apreciadora de carne de peru apenas posso dizer que ficou uma refeição com um aspecto soberbo...o colorido do aaroz está o máximo...

    O copo de sumo de laranja não é meu, eu tirei a foto...o meu copo era com água.
    Beijinhos e BFS

    ResponderEliminar
  2. Fa,
    Gosto imenso de carnes brancas. Lá por casa comemos batantes vezes peru. Esse estufado ficou muito bonito e não é dificil adivinhar, pelos ingredientes, que ficou saboroso.
    Já dei uma espreitadela ao blogue da Clea e aos bolinhos de lentilhas...uma delicia. Obrigada pela sugestão.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. e uma das carne que mau aprecio.
    e olha aque assim ficou um espectculo.
    adorei.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Seu blog é literalmente delicioso de se ler, parabéns!

    ResponderEliminar