quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Uma espécie de lasanha

Um almoço de última hora, cuja classificação coloca diversos problemas. Da lasanha apenas tem a massa e o molho de tomate. tudo o resto foram variações. Porém, gostei do aspecto final e acima de tudo estava saborosa.

O recheio teve origem numa perna de peru assada que não teve honras de blogue. As sobras, junto ao osso, foram cortadas em lasquinhas fininhas. À parte, misturei um frasco de molho de tomate já preparado (bio), com 2/3 de pacote de creme de aveia para cozinha e com 1/2 chávena de molho tailandês entre o doce e o picante. Coloquei uma camada no fundo e a seguir as tiras de massa. Nova camada de molho e novas tiras de massa. Depois foi a a vez da carne e logo de seguida mais duas camadas de massa alternadas com o molho. O que sobrou deitei por cima no final, para deixar a massa com bastante líquido. Terminei com uma camada de espargos verdes e um pequeno fio de azeite.

Começou por ir ao forno (200ºC) durante 20 minutos, com o tabuleiro tapado com papel de alumínio. Depois seguiram-se outros vinte minutos sem cobertura, findo este período retirei do forno e espalhei por cima queijo emmental ralado. Seguiram-se mais 5 minutos no forno para o queijo derreter.


4 comentários:

  1. Querida Fá...tb eu ando em dieta e as alheirinhas eu não lhe toquei...limitei-me a uma sopa e frutinha...mas que é muito duro é. Agora tentação tenho tb eu sempre que aqui venho. Esta esécie de lasanha deixou-me a pensar sériamente no sabor...Teria gostado com toda a certeza.
    Beijinhos para Mãe e Filha

    ResponderEliminar
  2. Olá querida Fa:

    Acabei de escrever no blog da Babette. Que hoje também elegeu uma lasanha. E acho que vou ter mesmo que conjugar estas duas inspirações. O meu marido adora espargos. E, como a argumentação do amor é tão forte, vou ter mesmo que recriar esta sua receita.

    Beijo da Mar. Para a Fa.

    ResponderEliminar
  3. Olá, Tuquinha
    Esta lasanha pode comer sem grandes problemas. O perigo maior é o queijo por cima. Mas coloquei muito pouco.
    Custa muito não poder certas coisas. As alheiras para mim são uma enorme tentação.
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá, Mar
    Preciso de confessar algo que me envergonha um pouco, mas que só reparei há pouco. Com a pressa esqueci-me de tirar as pequenas "escamas" dos talos (espargos). Mas por serem uns espargos frescos nem se notou depois de assados. Também adoro espargos e ocorreu-me esta ideia para tornar a pseudo lasanha mais saudável. O efeito visual é bastante bonito. As fotografias talvez não sejam muito favorecedoras, porque hoje as tirei com a máquina mais pequena.
    Fico à espera da sua lasanha.
    bjs

    ResponderEliminar