sábado, 5 de março de 2011

Chá de macela e "baixa cozinha"

Há dias, durante as minhas andanças por Santo Amaro de Oeiras, entrei na loja de produtos alentejanos. Apercebi-me que tem cada vez maior variedade produtos, inclusive fruta e hortaliças. Os bolos são todos de excelente qualidade. Estava nestas minhas apreciações quando vejo passar um tabuleiro de pastinacas e umas caixinhas com uns rebentos. Fiquei entusiasmada com a perspectiva de levar para casa este tubérculo, porém fui logo esclarecida pelo dono da loja que se tratavam de produtos para um restaurante que fica muito próximo, cujo nome agora não recordo, mas que tem como lema a "baixa cozinha" em contraposição à "alta cozinha". A ideia estará baseada, segundo me contaram, na utilização de alimentos económicos numa cozinha de autor. Terei de experimentar um dia destes.

Para me acalmar depois da frustração das pastinacas trouxe um pacote de chá de macela. Acho as flores lindas, de uma enorme delicadeza na forma e nos tons de amarelo pálido. Também gosto do sabor, que me faz lembrar Porto Alegre, onde pela primeira vez o bebi. Parece ter inúmeras propriedades terapêuticas. Não sei se na realidade terá, mas nestas coisas a sugestão é muito importante. Por isso, é natural que passe a ser consumidora do referido chá de macela.

2 comentários:

  1. Olá, minha Fa!

    Tinha saudades de a ler. De ver as imagens que partilha. A acompanhá-la nas suas deambulações por lugares que não conheço. E que me chegam através da sua cozinha. Nunca tinha ouvido falar neste conceito, de "baixa cozinha". Mais uma coisa. Quando experimentar o tal restaurante, diga se sim. Se é para ir.

    Um beijo da Mar.

    ResponderEliminar
  2. Olá, Mar

    Também estou curiosa por experimentar. Já tenho lido algumas referências a este restaurantes, mas só agora me apercebi que ficava muito perto da casa dos meus pais. Parece ser necessário reservar, porque o espaço é pequeno. Falaram-me numas cascas de batatas deliciosas. O meu marido não ficou muito inspirado com esta última referência, mas eu estou com vontade de compreender o conceito. bjs

    ResponderEliminar