segunda-feira, 7 de março de 2011

Esferas de lentilhas coral com cominhos e coentros

A tradução do termo "boulettes", da receita original (blogue da Clea), para português não foi fácil. "Bolinhas" parece-me um expressão um pouco ridícula neste contexto, "almôndegas" acho que remete para proteínas de origem animal e suscita algum tipo de rejeição cá em casa. Não as proteínas, mas o termo "almôndegas". Assim, acabei por designá-las por "esferas", embora com todo o rigor geométrico não o sejam. Enfim, uma complicação! Gostei muito desta receita e para além das que aparecem nas fotografias, que foram as primeiras, já houve uma segunda edição, preparadas à pressa para um jantar "muito" informal entre amigos.

Começa-se por cozer 150g de lentilhas coral em dois copos de água, um pouco de sal e 1 colher de café de cominhos moídos. Logo que tenham absorvido a água e estejam cozidas, processo muito rápido, junta-se 50 g de pão esfarelado, queijo parmesão ou outro, sementes de sésamo pretas, 2 chalotas picadas e 2 colheres de sopa de coentros picados. Estes temperos podem variar muito em função do nosso paladar ou do que temos em casa. Como no meu caso ando sempre a reduzir o sal, acrescentei uma colher de sobremesa cheia de picles de manga picantes.

As referidas esferas foram feitas com a massa já fria. Servi-me de pão ralado para lhe dar o formato arredondado. Depois coloquei-as num tabuleiro untado de azeite e fiz rolar as esferas um pouco nesse azeite, ou, se preferirem num prato ao lado. Foram ao forno cerca de 1o a 15 minutos e em seguida foram servidas com iogurte magro misturado com cebolinho picado e com molho picante, para os que as preferem ainda mais temperadas. Achei uma receita excelente para uma entrada ou para completar um jantar, quando apenas se tem uma sopa.


4 comentários:

  1. Lentilhas coral. Mais um dos seus ingredientes. Coisas que só vejo aqui. Que só aprendo aqui. Parece difícil de executar, para alguém que é um bocadinho impaciente. Alguém assim como eu:) Mas tão bonito imaginá-la a fazer receitas destas, com coisas tão exóticas!

    Um beijo cheio de carinho.

    Mar

    ResponderEliminar
  2. Olá, Mar

    Não sei se gosta muito de tempêros asiáticos, mas se apreciar, estas esferas são execelentes. Fazem-se num instante! Em 30 minutos eu tinha o jantar pronto. Claro que já existia um creme de beterrabas acabado de fazer, que a minha amiga gostou bastante. Estas lentilhas também são boas para colocar nas sopas, porque se desfazem completamente e engrossam um creme que fique mais fluído. Aliás, ando a pensar fazer uma sopa de lentilhas, mas com uma outra variedade.

    bjs

    ResponderEliminar
  3. nao conhecia esta variedade de lentilhas.
    estao bem bonitas estas bolinhas.
    beijinhos

    ResponderEliminar