segunda-feira, 14 de março de 2011

Queques de duas essências

Acho graça ao termo "queques", pelos vários sentidos que lhe atribuímos. Não sei se farei verdadeiros queques, semelhantes aos que se compram nas pastelarias. Creio que não! Mas também não quero seguir essa via. Mantenho a forma, com conteúdo distinto. Procuro usar produtos saudáveis, farinhas integrais, pouco açúcar e escassa gordura. No final, acabam por ficar uma espécie de pãezinhos integrais com formato de queques. Claro que para lhes animar o visual é necessário inventar um pequeno "chapéu". Desta vez uma cobertura feita a partir das gotas de chocolate da Valor e um pouco de coco ralado. Tenho saudades de fazer algum doce em que use o saco pasteleiro, mas não sei o que será ... ando a pensar. Talvez um dia destes faça uns queques vaidosos. Para já aqui fica a receita dos queques de duas essências.

- 2 chávenas de chá de farinha
- 1/2 chávena de chá de farinha de arroz integral
- 2 ovos
- 1 iogurte magro
- 2/3 de chávena de leite magro
- 4 colheres de sopa de geleia de agave
- 1 colher de sobremesa de essência de amêndoa (ou licor de amêndoa amarga)
- 1 colher de sopa de essência de baunilha
- 1 colher de chá de fermento

Começar por misturar os elementos secos para depois adicionar os húmidos, deixando o fermento para o final. Coloquei em formas que foram ao forno cerca de 15 minutos.

6 comentários:

  1. ficaram bonitos e esse chocolate humm beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto das nossas diferenças! A Fa consegue fazer todas as receitas que eu não faço com regularidade, exceptuando os assados e as sopas:)
    Tão lindos que ficaram os seus queques! Com uns chapéus à altura. Muito sóbrios, a saber a chocolate. E breves, daqueles que devem desaparecer rápido:)

    Um beijo de boa noite para a minha querida Fa.

    Mar

    ResponderEliminar
  3. Um petisco de queques!...
    Gosto sempre de analisar as suas substituições, em busca de uma preparação mais saudável...
    Um beijo especial para a minha querida Fa
    Babette

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, Isa. O chocolate é para atrair gulosos. bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá, Mar

    Um dia ainda lhe faço uns queques de espinafres. Deliciosos! Com um toque de alfazema no topo para completar o ar campestre.
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Olá, Babette

    Às vezes invento muito! Uns dias a coisa corre melhor do que outros. Mas é raro ceder ao prazer da manteiga ... Não é porque não goste. Adoro bolos a saberem a manteiga. Agora todos os dias não é possível. Fica para as excepções. Quanto aos queques das pastelarias não os aprecio. Têm pouco sabor e excesso de gordura.

    bjs

    ResponderEliminar