segunda-feira, 28 de março de 2011

"Quesadillas" de peru

A massa destes pastéis foi retirada do livro "Cozinha latina - gastronomia do mundo", o qual faz parte de uma colecção que está neste momento a ser publicada por uma revista ou jornal. Desta vez não fiz qualquer alteração à prescrição inicial. Assim para a massa utilizei:

- 2 1/2 chávenas de farinha, mais um pouco para polvilhar
- 1/2 colher de chá de sal refinado
- 4 colheres de sopa de azeite
- cerca de 2/3 de chávena de água quente

Misturei os vários produtos até obter uma massa homogénea e macia que deixei repousar durante 30 minutos num local fresco, coberta com película aderente. Depois foi só estender e dar forma às quesadillas.

Quanto ao recheio utilizei sobras do último peru estufado. O que significa que comecei por picar a carne juntamente com as cenouras, os talos de aipo e cascas de uma tangerina que tinham sobrado. Para dar a consistência adequada ao recheio juntei creme de arroz para cozinha, e, por último, temperei com uma colher de chá de caril em pó.

A quesadilhas depois de preparadas foram furadas com um garfo e pinceladas com leite. Foram depois ao forno num tabuleiro forrado com papel vegetal durante cerca de 10 a 15 minutos. O ideal é serem comidas quentes, acompanhadas com um molho picante ou com molho de iogurte e ervas para quem preferir uma versão mais suave. Nota: a casca da tangerina (bio) forneceu um paladar muito particular ao recheio.

4 comentários:

  1. que bonitas!!! nunca fiz mas estoi tentada em roubar uma hehe
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Fa:

    Mais uma daquelas receitas, não é? Daquelas que implicam mãos de fada:) Gostei tanto. Principalmente da associação de peru a aipo, cenouras e cascas de tangerina. Que recheios perfumados que a Fa inventa! Uma das suas marcas inquestionáveis.

    Um beijo. Já muito de noite. Já muito tarde.

    Mar

    ResponderEliminar
  3. Olá, Moranguita
    Pois aproveite, porque só sobrou uma.
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá, Mar
    Gosto de pastéis. A minha mãe também fazia uma grande variedade de pastéis, para aproveitar os as sobras.
    Nos próximos darei notícias de Coruche. Espero visitar alguns locais interessantes em termos gastronómicos. Claro que tudo muito saudável e ambientalmente sustentável.
    bjs

    ResponderEliminar