quarta-feira, 9 de março de 2011

Salmão no forno com endro

O endro não é das minhas ervas aromáticas preferidas, porém é sempre bom diversificar os sabores. O que utilizei era proveniente da Herdade do Freixo do Meio, que espero poder voltar a visitar em breve. Nessa altura, procurarei fazer uma reportagem completa sobre o local.

Quanto ao lombos de salmão começaram por ser temperados com flor-de-sal e pimenta preta moída na altura, para depois serem intercalados com cenouras provenientes da mesma herdade, previamente cozidas a vapor. Pelo meio fui plantando uns troncos de endro. Depois reguei com azeite e salpiquei de vinagre balsâmico. A seguir foi ao forno cerca de 10 minutos, tempo necessário para o salmão ficar cozido sem secar.

Desta vez não vou fazer a vontade à Babette, que gosta sempre do conhecer o antes e o depois, porque já me custou muito escolher estas duas fotografias, entre as várias que tirei. Claro que também fotografei o salmão assado, mas as cores são distintas. O verde deixou de ser verde e os amarelos intensificaram-se. Assim, ficará à imaginação de cada um(a) recriar a paleta de cores do pós (assado).

9 comentários:

  1. Estou consigo, no que disse a propósito do endro. Uma erva que acho sempre demasiado aromática. No entanto, esta associação ao salmão parece fazer todo o sentido. Fotografias lindas, como sempre! Gosto muito dos sabores que vêm da Herdade do Freixo do Meio. Coisas que só encontro no supermercado do El Corte Inglès. Aguardo a sua reportagem.

    Um beijo de bom dia. Para a Fa(da) que faz sopas e assados com ingredientes exóticos:)

    ResponderEliminar
  2. esta bem colorido sim senhora e mnesmo as cores se perdendo o sabor fica la todinho.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Não me zango consigo..... Pelo contrário! Assim tenho de experimentar para ver como mudam as cores após a cozedura!...
    Babette
    PS. Como na vida, há dias em que as cores são tão diferentes. Estou consigo em pensamento muitas e muitas vezes por dia. Porque sei que tem passado dias escuros. Mas há que aproveitar quando passam por nós flashes de cor. E estes nossos espaços dão-nos também um pouco de cor. Hoje é laranja!

    ResponderEliminar
  4. Olá, Mar
    Tem toda a razão. O endro tem de ser aplicado em quantidades reduzidas e fica melhor com o salmão fumado, por causa do sabor forte deste último que o neutraliza.
    A minha visita à Herdade do Freixo do Meio vai realizar-se no início de Abril, mas já me ando a preparar. Infelizmente este ano vou perder um cozido à portuguesa confeccionado no campo, que seria digno de uma bela reportagem. Mas espero ter outros temas igualmente interessantes para referir desta minha estadia por terras de Coruche.
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá, Moranguita
    As cores mudaram um pouco, mas os tons continuaram fortes. bjs

    ResponderEliminar
  6. Olá, Babette

    Obrigada pelo comentário e pelo apoio de amiga. Neste processos têm existido uma série de momentos difíceis. Hoje estou a aproveitar um período de calma.

    Até o meu marido já me avisa para tirar as fotografias aos assados, no pós, para a Babette poder visualizar as mudanças. Tenho de confessar que o próximo assado também só terá o antes. Talvez venha a ter é a fotografia dos restos do assado reciclados. bjs

    ResponderEliminar