terça-feira, 15 de março de 2011

Um frango assado que sonhou ser promovido a leitão

O meu modelo do que deve ser um bom frango assado não provem de uma qualquer ave, mas sim de um mamífero. Mais precisamente de um porquinho no forno, com temperos que façam recordar não a Bairrada, como seria de esperar, mas sim Angola. Pois este frango do campo, com uma dimensão razoável, ficou com um paladar aproximado. Como cheguei lá, não sei muito bem! Mas parti da ideia de que iria utilizar todos os temperos em excesso.

Comecei por gastar um frasco de massa de pimentão a barrar a ave, por dentro e por fora. Depois enchi o papo com uma cabeça de alhos, com os dentes separados, 3 talos de citronela, 1 pimento habanero e ramos de alecrim. Atei as pernas com um cordel e salpiquei o frango abundantemente com mistura de temperos marroquina. Por último, espalhei folhas de alecrim e reguei com azeite. Mas o que o aproximou do leitão terá sido, talvez, os 2,5 dl de vinho branco que coloquei no fundo da assadeira de barro preto. Nos cantos das pernas e das asas ainda entalei bocados de um outro pimento habanero, para acentuar o picante. Foi depois ao forno durante 1 hora e 15 minutos, regando de vez em quando para dourar a pele.

6 comentários:

  1. hum deve tido ficado muito bom gostei beijinhos

    ResponderEliminar
  2. hum um franguinho assado e comida que sabe sempre tao bem.esta com ar super delicioso
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Já se sabe que adoro quando faz assados:) Este frango do campo com pretensões a promoção deve ter ficado delicioso. Estas imagens do antes denunciam isso. Comida que conforta, um bom assado. Comida que quase se faz sozinha, no forno.

    Um beijo da Mar.

    ResponderEliminar
  4. Olá, Isa
    Teve também uma outra qualidade que foi render bastante. bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá, Moranguita
    Um bom frango assado sabe sempre bem. bjs

    ResponderEliminar
  6. Olá, Mar
    Ficou um belo frango. Daqueles que sabem frios, comidos em lasquinhas com uma salada. bjs

    ResponderEliminar