domingo, 24 de abril de 2011

O peru pascal

O mês de Abril é para mim um período repleto de aniversários a que este ano se juntou também a Páscoa. Por isso, a certa altura torna-se necessário aligeirar a dieta, mesmo em dias de festas, como o domingo de Páscoa. Foi assim que o borrego acabou por ser substituído por uma perna de peru, temperada e assada pouco antes do repasto festivo.

Na preparação deste assado comecei por fazer cortes profundos com a faca de cerâmica na parte de baixo da perna (oposta à parte que tem pele). Nestes orifícios coloquei dentes de alho e raminhos pequenos de tomilho/alecrim. Barrei esta parte do perna com pasta de alho comprada no talho. Depois virei a perna e reguei com 1,5 dl de vinho branco e com um pouco de azeite. No tabuleiro de ir ao forno, à volta da peça de carne coloquei pedaços de casca de uma clementina (bio), fatias de gengibre fresco e cebolas descascadas, cortadas ao meio. Salpiquei a perna com flor-de-sal e adicionei mais uns talos de alecrim. Por último, reguei a perna de peru com uma mistura de molho teryaki com duas colheres de sobremesa de geleia de agave. Foi ao forno cerca de 50 minutos, tendo tido o cuidado de pincelar, com muita frequência, a perna e as cebolas com o líquido que se formou na base da assadeira. Devido ao açúcar da geleia de agave terá tendência a caramelizar muito rapidamente, por isso é necessário controlar o processo. Por fim, cerca de cinco minutos antes de sair do forno juntei algumas tâmaras.

Este assado foi acompanhado com umas batatas no forno, deliciosas de gosto e de aspecto, preparadas pela M.. Foram cozidas e colocadas no forno com um fio de azeite e um pouco de tomilho. Já no rescaldo alguém perguntou que tipo de carne se tinha comido ao almoço ...

6 comentários:

  1. prefeito adorei a presentaçao parabens beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Fa:

    Curioso, porque também pensei em peru para o almoço de Páscoa. Mas acabou por ser vitela. Este seu assado tem (mais uma vez) um aspecto delicioso. Complementado pelas tâmaras, pelas cebolas e pelas batatas assadas. Um bom almoço, de certeza.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  3. Olá, Isa
    Obrigada. Votos de boa semana.
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá, Mar
    Também me pareceu que gostaram ... Foi feito um pouco em cima do acontecimento (almoço de Páscoa).
    bjs

    ResponderEliminar
  5. uma boa sugestao. ei este anbo tambem fiz o borrego no foeno esqueci foi de resistar:-(
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá, "Moranguita"
    O borrego no forno é sempre um boa opção.
    bjs

    ResponderEliminar