quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O azul de Porches

A olaria de Porches é sempre um local a merecer uma visita anual. A recuperação de antigos desenhos, misturados com novas criações produzem peças muito bonitas. Os azuis predominam mesmo quando são misturados com outras cores. São as cores de um mar transparente que bordeja praias de arribas escarpadas.

Pratos que se imaginam preenchidos com uma salada de tomate e óregãos e as travessas com carapaus alimados. Nas chávenas poderemos beber uma tisana com ervas da serra enquanto comemos queijinhos de amêndoa que retirados de uma pequena taça. No meu caso, desta vez, pensei num prato fundo para comer xarém. Comida a que me habituei deste de criança. Sempre feita numa versão simples e com azeite em lugar de banha.



2 comentários:

  1. Que lindos, os azuis que andam a encher os seus olhos. E obrigada pela referência à olaria de Porches. Da próxima vez que for ao Algarve, hei-de procurar uma bela peça azul. Em sua homenagem:)

    Um beijo. Que haja muito sol por aí. Que aqui em cima anda amuado:(

    Mar

    ResponderEliminar
  2. Olá Mar,

    Acho que irá gostar desta olaria. Também é possível fazer pequenas refeições num espaço todo ele decorado com azulejos produzidos na própria olaria.

    Este ano comprei uns pratos com uma barra de flores do campo rosa e uns ramos verdes. Também comprei uma galinha de Angola dentro da mesma linha, cujo formato é bastante curioso.

    Na zona de Porches existem várias olarias. Embora fique na estrada que liga a Lagoa a entrada não é muito visível.

    Um beijo do sul

    Fa

    ResponderEliminar