domingo, 9 de outubro de 2011

Perna de borrego assada

Como já antes referi gosto de arranjar os tabuleiros que vão para o forno, como se estivesse a pintar uma paisagem. Cores que combinam e efeitos visuais que nalguns casos se intensificam e em outros se atenuam depois de passarem por uma exposição ao calor. Assim foi com este assado. O borrego era de excelente qualidade, como verifiquei posteriormente.

Primeiro furei-o com a faca de cerâmica em diversos locais de modo a enfiar dentro da carne dentes de alho inteiros (sem pele). Depois barrei a carne com abundante massa de pimentão. Poderia também ter utilizado uma pasta feita com alho, sal grosso, azeite e colorau (pimentão doce). Para completar a tortura espetei a carne com raminhos de alecrim.

À parte, cortei batatas biológicas em fatias finas, sem contudo chegar ao fundo da batata. Salpiquei-as com sal e alecrim. Por último reguei tudo com um pouco de azeite e de vinho branco. Levei ao forno cerca de 45 minutos, tendo regado a carne e as batatas com o molho a meio da cozedura.


8 comentários:

  1. Uma visão Zen, sabia? Principalmente a primeira imagem. Como disse. Como se fosse uma composição. Uma espécie de paisagem condensada num tabuleiro de ir ao forno. Gostei muito da sua maneira de assar as batatas. Nunca fiz assim. E apetece mesmo um pretexto qualquer para assar batatas tão simétricas:) Uma forma de harmonia muito oriental. Pelas mãos da minha Fa:)

    Um beijo de boa semana.

    Mar

    ResponderEliminar
  2. Querida Fa:
    Sei que é muito apreciada pelos seus assados. Bem merece. O tempero parece excelente e gostei da descrição pictória do tabuleiro. Só falta sentir o cheirinho desse belo assado, sempre utilizando ervinhas, como é seu costume.
    Beijinho e votos de boa semana.

    ResponderEliminar
  3. Fa,
    A perna de borrego dá um dos meus assados preferidos. O tempero está perfeito e as batatas divinais.
    Beijinhos
    Carla
    http://decozinhaemcozinha.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Que refeição tão boa, mesmo ao meu gosto!

    ResponderEliminar
  5. Querida Mar,

    Obrigada pela leitura zen do meu tabuleiro. Gostei da interpretação.

    Um beijo

    Fa

    ResponderEliminar
  6. Obrigada Lusitana. Acho que ando a praticar um receituário pouco adequado a uma época de calor. Tenho io atrás do que encontro no congelador.
    Um beijo
    Fa

    ResponderEliminar
  7. Olá Carla,

    Não nos conhecemos, porém acho que temos algumas afinidades em termos culinários. Às vezes penso que certos pratos a Carla irá gostar.

    Um beijo

    Fa

    ResponderEliminar
  8. Obrigada Argas. Vive numa região muito bonita.
    Um beijo
    Fa

    ResponderEliminar