terça-feira, 29 de novembro de 2011

Professora gulosa e alunos com competências inesperadas

Por esta altura do ano faço sempre umas saídas de campo a Sintra/Cascais com os meus alunos. Criámos mesmo a tradição de tirar uma fotografia numa determinada pedra, situada na Peninha. Este ano fui surpreendida no dia seguinte, já em laboratório, com um bolo realizado por um aluno e alusivo a alguns dos locais visitados. Uma homenagem que me deixou emocionada pelo que significa de carinho pelo grupo de docentes que os acompanhou na semana intensiva de trabalhos de campo. São momentos doces como este que compensam muitas outras frustrações.


6 comentários:

  1. Muitas coisas que eles sabem fazer. E sabe, o mais bonito é mesmo pensar no que desencadeia as tais competências inesperadas. E então, mesmo não conhecendo os seus alunos, sei a resposta. É o afecto, minha querida Fa. É eles gostarem dos professores e das coisas que passam a conhecer e a saber através deles. Com o tal afecto.

    Um beijo para si. E parabéns aos seus alunos.

    Mar

    ResponderEliminar
  2. Olá Mar,

    Esqueci-me de referir que as fotografias correspondem aos locais representados. Quanto às plantas são as "infestantes" de que tanto tinham ouvido falar. Por dentro estava um bolo de chocolate com recheio de doce de leite. Um "mimo" muito apreciado por todos.

    Um beijo

    Fa

    ResponderEliminar
  3. Uma história bem simples. Mas que nos faz pensar que ensinar tem muito que se lhe diga. Cativar com exemplos destes, tenho a certeza que ser muito gratificante.
    Um beijinho de apreço.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Lusitana.
    É gratificante terminar-se uma aula com o sentimento que correu bem. Nem sempre isso acontece, por vários motivos. Alguns nem os conseguimos controlar. Talvez seja esta particularidade de nunca sabermos o que vai acontecer num determinado momento que torna a actividade de ensinar fascinante.
    Um beijo
    Fa

    ResponderEliminar
  5. Que mimo tão saboroso! Prova de que houve reciprocidade: bom ensino e bons alunos ;)
    Um beijo
    Babette
    PS. Desculpe as presenças menos assíduas, mas "aquele" assunto das pedras tem-me ocupado muito tempo. Já ando a preparar a mudança!

    ResponderEliminar
  6. Olá Babette,

    Também tenho andado ausente ..., mas sempre de olho em alguns blogues.

    Vai ter um período cansativo e ao mesmo tempo recompensador. Adoro mudanças.

    bjs

    Fa

    ResponderEliminar