domingo, 13 de novembro de 2011

Um chá no Mosteiro de Arouca


Esta semana, motivos de trabalho levaram pela primeira vez a Arouca, vila que a criação do Geopark de Arouca tem ajudado a dinamizar. Desta vez foi local de realização de um congresso internacional de geoturismo. Foi nesse contexto que tive a possibilidade de apreciar uma série de iguarias que me deixou com muita vontade de regressar para uma estadia mais longa. Enquanto isso não acontece retenho a enorme simpatia de todos os que nos receberam e a excelente qualidade da doçaria.

Esta casa de chá foi montada na antiga botica do convento, local onde se realizou o congresso. Era o espaço propício para uma conversa mais destendida entre colegas ou para um pequeno descanso a meio da manhã ou da tarde. A cor base era o "verde claro", designação que também dá nome a uma marca de compotas comercializada já em lojas gourmet.



A infusão que aqui bebemos é uma mistura mágica desenvolvida pela Maria Clara, que além de várias ervas contém pétalas de flores. Deliciosa! Foi saboreada num espaço acolhedor, acompanhada de quadrados de bolo de chocolate, de doce de leite e de limão com coco. Fresquíssimos, numa harmonia total a que se seguiu uma prova de compotas que vieram para a minha cozinha em frasquinhos cobertos com uma chita de florzinhas rosa com folhas verde claro. Ainda trouxe mais uma caixa de bolos, porque a Maria Clara todos dias fazia bolos frescos e não queria aproveitar os do dia anterior. Claro que depois de tudo isto ficou uma enorme vontade de regressar a Arouca.

4 comentários:

  1. esta tudo tao bonito qué " verdade pois da vontade de la ir obrigada pelas fotos sao lindas beijinhos e bom domingo

    ResponderEliminar
  2. Olá minha Fa:)

    Estive uma única vez em Arouca. Neste mesmo mosteiro. Com a minha avó. Obrigada pela evocação de um fragmento da minha infância. Pelas suas imagens. Que dão vontade de voltar lá.

    Um beijo de boa semana.

    Mar

    ResponderEliminar
  3. Olá Isa,

    Penso que a casa de chá apenas existiu durante o congresso. Mas os doces de Arouca são muito bons

    bjs

    Fa

    ResponderEliminar
  4. Olá Mar,

    Não cheguei a estar 24 horas em Arouca, mas o pouco tempo que lá estive foi bem aproveitado, não só em lazer como também em trabalho.

    bjs

    Fa

    ResponderEliminar