sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Há sempre bacalhau

Acho que em casa de um português há sempre bacalhau pronto a ser utilizado. No meu caso, sinto-me sempre reconfortada pelo simples facto de saber que ele aguarda as minhas decisões, arrumado em sacos de plástico no congelador, depois de ter sido devidamente dessalado. Costumo colocar duas postas por saco para uma melhor gestão, mas desta vez foram umas mãos mais apressadas que fizeram a divisão e os sacos tinham várias postas. Facto que alterou os meus planos. Comecei por pensar em cozê-lo e depois aproveitar os restos para um prato de bacalhau no forno. Contudo, ponderei no tempo que isto implicaria e resolvi seguir outro caminho. Opções de preguiçosa! A mudança e planos correu bem e fiquei orgulhosa do resultado final.

Num prato grande de ir ao forno coloquei no centro as postas do bacalhau ligeiramente sobrepostas. Envolvi-as em rodelas de cebola roxa, alhos esmagados e 2 folhas de louro. À volta coloquei batatas já cozidas com pele. Reguei tudo com uma abundante quantidade de azeite e levei ao forno durante 40 minutos a 180ºC. Durante esse período reguei várias vezes o bacalhau e as batatas com o azeite.

4 comentários:

  1. Fa,
    Também tenho sempre o bacalhau já demolhado no congelador seja para um prato preguiçoso (e não menos saboroso) ou para um prato mais elaborado.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Pena que por aqui o bacalhau não é muito acessível, mas nem por isso deixamos de lado, em festas compramos mais habitualmente, e tem mil maneiras de fazê-lo não é mesmo?
    bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  3. Olá Carla,

    Concordo consigo. É raro não ter bacalhau no congelador.

    bjs

    Fa

    ResponderEliminar
  4. Olá Paula,

    Em Portugal também está cada vez mais caro. Porém, tem a vantagem sobre outros produtos de poder ser preparado de muitas maneiras e existirem sempre receitas para "reciclar" sobras.

    bjs

    Fa

    ResponderEliminar