sexta-feira, 16 de março de 2012

Uma espécie de animismo tecnológico (arroz basmati com leite de coco)


Às vezes, os objectos parecem ter alma e quererem prender-se a nós, custe o que custar. Foi o que aconteceu comigo e com uma panela de cozer arroz, no último sábado. Numa visita ao Corte Inglés tinha em mente dois instrumentos absolutamente essenciais para a minha existência. Uma panela de arroz e uma frigideira de ferro. Podem achar uma banalidade ter este tipo de pensamentos. A verdade é que naquele preciso dia e àquela hora eles eram algo que eu queria muito encontrar.

O meu marido chamou-me a atenção para o momento de crise, para a necessidade de pensar antes de gastar dinheiro e principalmente para o facto de uma panela de cozer arroz servir para muito pouco. Ele já tinha tido uma enquanto estudante e não se lembrava de ter preparado grandes pratos a partir deste utensílio. Claro que esta é a minha oportunidade para destilar um pouco de veneno, acho que nem com panelas de alta qualidade e um fogão a gás topo de gama, isso iria acontecer. Por isso, este último argumento caiu no vazio. Enquanto decorriam estas conversações a empregada apareceu com uma panela pequena como eu tinha imaginado. Foi nesse momento que ocorreu uma empatia imediata com o objecto. Mas os argumentos dissuasores continuavam de forma persistente, até que de súbito olho para o lado e a empregada já tinha a panela embrulhada. Foi o momento de afirmar triunfante "a panela de arroz quer ir comigo para casa e eu quero levá-la". Como as histórias infantis espanholas que terminam sempre "foram muito felizes e comeram muitas perdizes", neste caso proponho o seguinte desejo "vamos ver se somos muito felizes e se comemos muito arroz". No final, os dois acabámos por sucumbir à panela e à irracionalidade do momento.

Agora passemos a questões práticas. Para que serve este pequeno electrodoméstico? Segundo uma revista SAVEUR recente, para muitas coisas, além de cozer arroz. É isso que irei tentar descobrir nos próximos tempos. Para já comecei com uma receita adaptada da referida revista:

Arroz basmati com leite de coco

300 g de arroz basmati; 30 g de manteiga; 30 cl de leite de coco; 20 cl de caldo de legumes; 4 bagas de cardamomo esmagadas; uns filamentos de açafrão.

O primeiro passo é lavar o arroz em água fria. Depois deita-se na panela. Junta-se a seguir o caldo de legumes ligeiramente aquecido, a manteiga derretida, o leite de coco, os cardamomos e o açafrão, temperando com sal. Mexe-se tudo com a colher que acompanha a panela. Coloca-se a panela em modo de cozedura e espera-se que termine. No meu caso, talvez por falta de experiência tive de ligar duas vezes a panela. Agora o arroz ficou delicioso.

Serviu para acompanhar uns camarões que passei por azeite com muito alho e a que também juntei o resto do leite de coco e um pimento lampião.

6 comentários:

  1. Eu que sou tão "arrozeira", desconhecia este utensílio. Estou a ver que foi um caso típico de amor à 1ª vista que primeiro foi negado mas cujo happy end apelou à vitória do amor ;)
    Vá-nos contando o que faz com essa panela, que pode ser que me tente...
    Beijo
    Babette
    PS. Que bom que está aqui.

    ResponderEliminar
  2. De regresso, a Fa. Então foi esta a primeira consequência da aquisição. Um arroz com leite de cõco. Achei encantador o seu encantamento com um objecto. São nós um bocadinho, os nossos objectos.

    Um bom fim-de-semana, minha Fa.

    ResponderEliminar
  3. Que bom vê-la por aqui! Fico muito feliz!
    É muito curioso o facto de ainda há pouco tempo ter falado essas panelas de arroz. Em Moçambique usava-se muito (confesso que desconheço o motivo) e a minha irmã ao casar com um "retornado" moçambicano adquiriu uma série de hábitos da sua família, entre elas a famosa panela de arroz.

    Esta receita parece ser deliciosa (mas atenção às gorduras saturadas :))))))
    Um grande beijo da APF

    ResponderEliminar
  4. Olá Babette,

    Darei notícias. Tenho algumas receitas em lista de espera. Penso que o mais difícil é acertar com a quantidade de líquido.

    bjs

    fa

    ResponderEliminar
  5. Olá Mar,

    Continuo a fazer experiências. Cada vez que vou ao supermercado tenho de comprar arroz.

    bjs

    fa

    ResponderEliminar
  6. Olá APF,

    Tem toda a razão com as gorduras saturadas. Foi um pequeno pecado que soube muito bem. Na cozinha oriental as panelas de arroz são um utensílio sempre presente, por isso é natural que em Moçambique existisse esse hábito devido a influências da Índia.

    bjs

    fa

    ResponderEliminar