sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Robalo assado com orégãos e limão


Nos últimos tempos tenho comido mais peixe que carne. Muitas vezes, sem darmos conta introduzimos algumas alterações na nossa dieta diária. Penso ser a necessidade de variabilidade que nos faz passar ao longo do tempo por vários ciclos gastronómicos e isso fica testemunhado nos nosses blogues.

A forma de preparação deste robalo foi muito simples. Temperei-o de sal e coloquei umas rodelas de montanheira de porco preto dentro da barriga, nas guelras e nos cortes. Os pedacinhos que sobraram, porque a quantidade não era muita, coloquei-os sobre as batatas que foram cortadas muito finas. Entre as fatias de batata coloquei algumas rodelas de limão. Temperei as batatas com um pouco de sal e salpiquei todo o prato com orégãos secos. Por fim, um fio de azeite deu-lhe um pouco de brilho.

O principal problema que se colocava era as batatas assarem e o peixe não ficar seco. Um equilíbrio difícil de conseguir. Talvez o ideal fosse assar as batatas com a disposição em que estão durante uns 15 minutos e depois colocar o peixe no centro e assar mais 20 minutos. Na verdade, não foi isto que fiz. Mas apesar disso posso afirmar que o robalo ficou muito bom.

3 comentários:

  1. Olá Fa:

    Para esse equilíbrio, costumo cozer ligeiramente as batatas, antes de as levar ao forno com o peixe. Costuma resultar, porque integram bem o tempero e o sabor dos peixes.
    Estava a pensar se o robalo terá vindo do Mercado de Algés. Depois conto-lhe num email, mas acho que hei-de ir algumas vezes a esse mercado:)

    Um beijo para si. Que esteja bem.

    Mar

    ResponderEliminar
  2. Olá Mar,

    Fico contente com as notícias e com a proximidade se elas se traduzirem em algo que seja positivo para si.
    Este por acso não foi do mercado. Já estou a imaginar umas compras em conjunto.

    bjs

    Fa

    ResponderEliminar